Descrição
O artigo aborda a organização do projeto INTER | DITO no contexto do Grupo de Pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea e, nesse contexto, apresenta as proposições conceituais da curadoria das obras que compõem a exposição apresentada no MUnA (Museu Universitário de Arte / UFU) .
O Grupo é formado por artistas-pesquisadores com trajetória distintas e artistas-pesquisadores em formação (doutorado, mestrado e graduação) que investigam possibilidades de desdobramentos da imagem através de pesquisas envolvendo cruzamentos entre procedimentos da fotografia, vídeo, pintura, gravura, desenho, performance e processos digitais. As investigações articulam ações, procedimentos técnicos e conceitos, associando experiência estética com a reflexão teórica.
A fotografia, base do projeto curatorial, faz parte tanto dos processos como das obras acabadas; é trabalhada tanto no que diz respeito à vocação documental do dispositivo quanto a processos que envolvem seus descaminhos em desdobramentos ficcionais. Naquilo que a fotografia capta do real pensamos INTER | DITO como intersecção e nessa cissura, a possibilidade de fabulação.