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A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO FLUMINENSE E A DEFESA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA (1953-1955)||LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN FLUMINENSE Y LA DEFENSA DE LA DEMOCRATIZACIÓN DE LA SOCIEDADE BRASILEÑA (1953-1955)||THE RESEARCH ABOUT FLUMINENSE EDUCATION AND THE DEFENSE OF BRAZILIAN SOCIETY DEMOCRATIZATION (1953-1955)
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Metadados
Descrição
We herein investigate the report entitled “O Sistema Educacional Fluminense” (The Fluminense Educational System) as a printed educational document. The book resulted from the Campaign for High and Elementary School Surveys and Inquiries (CILEME), which was launched in 1953, during Anísio Teixeira’s administration at the National Institute of Pedagogical Studies (INEP). The main aim of the Campaign was to collect data about the educational system in different Brazilian regions. The research was coordinated by Jayme Abreu in Rio de Janeiro State and gathered statistical, legislative and historical information about the organization of primary and secondary education, over eight months. The aims of the current study are to identify the theoretical and methodological perspectives of the report and to investigate how the produced knowledge helped improving the debate about public education policies and about the rights and duties of the State and private initiatives, based on the printed document and on the historiography of education. The report approaches the duality of the education system in Rio de Janeiro State, besides differences between educational opportunities and school access/permanence conditions, by suggesting “an attempt of interpretation and criticism” and by presenting the ways local, state and federal governments, and the private sector, provide primary and secondary education. Thus, the performance of intellectuals such as Jayme Abreu in state agencies helped institutionalizing the research on education in Brazil and the use of such knowledge as political positioning instrument in debates about the democratization of the Brazilian Society.
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Investigamos o relatório “O Sistema Educacional Fluminense” como um impresso educacional. O livro é um produto da Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME) criada em 1953, durante a gestão de Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), com o objetivo principal de reunir dados sobre o sistema de ensino em diferentes regiões do país. Jayme Abreu foi o coordenador da pesquisa no estado do Rio de Janeiro, que, ao longo de oito meses, reuniu informações estatísticas, legislativas e históricas sobre a organização do ensino primário e do ensino médio. Temos como objetivos identificar as perspectivas teórico-metodológicas de tessitura do relatório e analisar, a partir do próprio impresso e à luz da historiografia da educação, como o conhecimento produzido colaborava para o debate sobre as políticas públicas de educação e sobre os direitos e deveres do Estado e da iniciativa particular. Ao propor “uma tentativa de interpretação e crítica” e apresentar as formas de participação das prefeituras, do governo estadual, da União e da iniciativa privada na oferta do ensino primário e do ensino médio, o relatório prospecta a dualidade do sistema escolar fluminense, as diferenças entre as oportunidades educativas e as condições de acesso e permanência na escola. Nessa perspectiva, a atuação de intelectuais como Jayme Abreu junto às agências estatais foi importante para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil e de seu uso como ferramenta de posicionamento político no debate sobre a democratização da sociedade brasileira.
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Investigamos el informe “El Sistema Educacional Fluminense” como un documento educativo. El texto es producto de la Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME) creada en 1953, durante la gestión de Anísio Teixeira en el Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), con el objetivo principal de reunir datos sobre el sistema educativo en diferentes regiones del país. Jayme Abreu fue el coordinador de la investigación en Río de Janeiro, que, durante ocho meses, reunió informaciones estadísticas, legislativas e históricas sobre el sistema educativo primario y secundario. En consecuencia, tenemos como objetivos identificar las perspectivas teórico-metodológicas de la composición del informe, y analizar, a partir del texto y apoyados en la historiografía de la educación, como el conocimiento producido aportaba al debate sobre las políticas públicas de educación y sobre los derechos y deberes del Estado y de la iniciativa privada. Al proponer “una tentativa de interpretación y crítica” y presentar las formas de participación de las prefecturas, del gobierno estadual, de la Unión y de la iniciativa privada en la oferta de la educación primaria y secundaria; el informe examina la dualidad del sistema escolar fluminense, las diferencias entre las oportunidades educativas y las condiciones de acceso y permanencia en la escuela. La actuación de intelectuales como Jayme Abreu junto a las agencias estatales fue importante para la institucionalización de la investigación en educación en Brasil y de su uso como herramienta de posicionamiento político en el debate sobre la democratización de la sociedad brasileña.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dias, Amália | Esteves, Ana Paula da Silva
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5996 | 10.22481/praxisedu.v16i38.5996
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 181-198 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 181-198 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 181-198 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Dualidade escolar | Governo estadual | Pesquisa educacional | Dualidad escolar | Gobierno estadual | Investigación educativa | School duality | Educational research | State government
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion