Descrição
Assume-se a leitura como compreensão responsiva que acontece na/pela dinamicidade de vozes sociais, que faz emergir diferentes sentidos. Assim, objetivou-se apresentar uma proposta de análise da leitura em contexto de sala de aula, em uma perspectiva enunciativa, pautada nas teias dialógicas que se materializam nas fronteiras dos enunciados. Para tal, foi realizada uma observação em sala de aula do 2º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de Portugal, de uma escola pública de Lisboa, em situação de ensino e aprendizagem do domínio da Educação Literária; bem como analisado o documento de política pública na área do ensino do Português que orienta as ações dos professores nesse nível de ensino. Foi realizada uma análise qualitativa que privilegiou a integração dos domínios ideológicos do dialogismo bakhtiniano e da psicologia histórico-cultural de Vigotski, com ênfase, em especial, nas categorias teóricas de arquitetônica dialogizada e de significado da palavra, respectivamente. Os resultados indicam que a professora responde ao enunciado dos documentos oficiais de prescrição e os alunos respondem ao enunciado da autora do texto literário, indicando que eles reconceptualizam o que foi prescrito pela professora para o trabalho de aprendizagem de leitura.