-
Association between aerobic fitness, visual attention and academic performance in healthy children||Associação entre aptidão física com atenção visual e desempenho acadêmico em crianças saudáveis
- Voltar
Metadados
Descrição
Introduction: Understanding the role of exercise in the cognition of children has become fundamental, because in the school stage the child is in wide development. Objective: Investigate the association of aerobic fitness with visual attention and school performance in healthy children. Methods: This is a cross-sectional study of 51 children aged 7 to 12 years of both sexes. The aerobic fitness was obtained from the 6-minute PROESP-BR battery test. Visual Attention Testing (TAVIS-4) and School Performance Test (TDE), respectively, were used to measure visual attention and academic performance. Pearson's correlation was used to correlate the values of the variables. Results: It was observed that greater aerobic fitness is not related to better performance in school attendance and performance tests. Conclusion: The findings suggest that insufficient levels of aerobic fitness do not seem to influence the cognition of healthy children.||Introdução: Entender o papel do exercício para a cognição de crianças tornou-se fundamental, pois na fase escolar a criança se encontra em amplo desenvolvimento. Objetivo: Investigar a associação da aptidão aeróbia com atenção visual e desempenho escolar em crianças saudáveis. Métodos: Trata-se de estudo transversal, composto por 51 crianças com idade entre 7 a 12 anos de ambos os sexos. A aptidão aeróbia foi obtida a partir do teste de 6 minutos da bateria PROESP-BR. Para as mensurações da atenção visual e do desempenho acadêmico foram utilizados os Testes de Atenção Visual (TAVIS-4) e de Desempenho Escolar (TDE), respectivamente. Para correlação entre os valores das variáveis foi utilizada a correlação de Pearson. Resultados: Observou-se que uma maior aptidão aeróbia não se relaciona com melhores desempenhos em testes de atenção e desempenho escolar. Conclusão: Os achados sugerem que níveis insuficientes de aptidão aeróbia parecem não influenciar a cognição de crianças saudáveis.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nascimento, Tárcio Amancio do | Silva, Harrison Vinícius Amaral da | Merege-Filho, Carlos Alberto Abujabra | Damasceno, Vinicius de Oliveira | Costa, André dos Santos
Data
29 de junho de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8048 | 10.5585/conssaude.v17n2.8048
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
ConScientiae Saúde; v. 17 n. 2 (2018); 171-178 | 1983-9324 | 1677-1028
Assuntos
Child | Cardiorespiratory Fitness | Psychomotor Performance. | Criança | Aptidão Cardiorrespiratória | Desempenho Psicomotor.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion