-
Beyond discursive boundaries: a desconstructive analysis of Iracema, uma Transa Amazônica (1974)||Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974)
- Voltar
Metadados
Descrição
Iracema, uma transa amazônica is a fiction-documentary that depicts the consequences of the social and environmental changes in Brazil during the 70’s, a period of fast-paced growth and modernization. The narrative is built using the aspects of cinéma-vérité genre (truthful cinema), where the acknowledged camera and non-fictional scenes intend to reproduce a real effect in order to call attention to the predatory exploitation in Amazon during the construction of Trans-Amazonian highway. The problem statement of this article comes from the understanding of some history and documentary movies researchers, that consider denunciation cinematographic productions as exploratory productions as well – the theme of such movie-markers are the misfortune of their objects. Concepts of the philosopher Jacques Derrida were used to fundament a deconstruction of the Manichaeism that elevates as heroic the intellectual and artistic resistance that denounced the brutalities of the military government.||Iracema, uma transa amazônica é uma ficção-documental que busca retratar as consequências sociais e ambientais do período de crescimento acelerado e modernização que marcou o início da década de 1970 no Brasil. A narrativa é construída por meio de aspectos de linguagem fílmica do cinema verdade, em que a câmera na mão e as cenas não ficcionais intencionam reproduzir um efeito do real para denunciar a exploração predatória na Amazônia com a construção da rodovia Transamazônica. A problematização que este artigo busca levantar parte da compreensão de pesquisadores sobre a história e a teoria de filmes documentários que consideram as produções cinematográficas com caráter de denúncia como uma produção também exploratória - sendo que o tema desses cineastas é, também, a desgraça da vida de seus objetos -, e de alguns conceitos do filósofo Jacques Derrida para melhor fundamentar uma desconstrução do maniqueísmo que coloca a resistência intelectual e artística como heroica na denúncia das barbáries cometidas pelos militares.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sonda, Maria Elisa de Carvalho
Data
26 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/38836 | 10.5433/2237-9126.2019v13n24p66
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Domínios da Imagem
Fonte
Domínios da Imagem; v. 13 n. 24 (2019); 66-85 | 2237-9126 | 1982-2766
Assuntos
Military Dictatorship | Brazilian movie | Trans-Amazonian | Truthful cinema | Jacques Derrida. | Ditadura Militar | Cinema Brasileiro | Transamazônica | Cinema-verdade | Jacques Derrida.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion