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Black Teachers in Education: the importance of recognizing yourself in the Curriculum||Profesoras e Profesores Negr@s en lo Sistema Educativo: la importancia de reconocerse en el Currículo||Professores/as Negros/as na Educação: a importância de reconhecerem-se no Currículo
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Metadados
Descrição
This essay presents a literature review, analyzes statistical data, and the training of teachers in their positive self-recognition process, as black people in facing prejudices, discrimination and exclusions in the school space. The text begins with a historical digression on the constitution of the teaching identity and the process of recognition of their profession, based on research on the profile of graduates, coming from the Area Synthesis Reports of the National Student Performance Exam (Enade, 2017). the second point concerns black identity in teacher training and its identity recognition to promote anti-racist education in the curriculum, and, from the perspective of multiculturalism, to make it possible to combat prejudice and discrimination.||Este ensayo presenta una revisión bibliográfica, analiza datos estadísticos y la formación de profesoras/es en su proceso de autorreconocimiento positivo como negras y negros al enfrentarse contra prejuicios, discriminaciones y exclusiones en el espacio escolar. El texto comienza con una digresión histórica sobre la constitución de la identidad docente y el proceso de reconocimiento de su profesión a partir de investigaciones sobre el perfil de licenciadas/os, con base en los Informes de Síntesis de Área del Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes (Enade, 2017). El segundo punto se ocupa de la identidad negra en la formación docente y su reconocimiento identitario para promover una educación antirracista en el currículo, y, bajo la perspectiva del multiculturalismo, posibilitar el combate a los prejuicios y la discriminación.||Este ensaio apresenta uma revisão de literatura, analisa dados estatísticos e a formação de professore/as em seu processo de autorreconhecimento positivo, como negros e negras no enfrentamento de preconceitos, discriminações e exclusões no espaço escolar. O texto principia por uma digressão histórica sobre a constituição da identidade docente e o processo de reconhecimento de sua profissão a partir de pesquisas sobre o perfil de licenciandas/os e licenciadas/os proveniente dos Relatórios de Síntese de Área do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, 2017). O segundo ponto diz respeito à identidade negra na formação docente e seu reconhecimento identitário para promover a educação antirracista no currículo e, sob a perspectiva do multiculturalismo, possibilitar o combate a preconceitos e discriminações.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Rosângela Pereira de | Souza, Shirley
Data
9 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54185 | 10.23925/1809-3876.2024v22e54185
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54185 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54185 | 1809-3876
Assuntos
currículo | educação | formação de professores | identidade negra docente | multiculturalismo | curriculum | education | teacher training | black identity of teachers | multiculturalism | currículo | educación | formación docente | identidad negra docente | multiculturalismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion