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Canto de xangô: an African-Brazilian topic||Canto de xangô: uma tópica afro-brasileira
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Metadados
Descrição
This article aims to analyze and demonstrate the features and use of African- -Brazilian musical topics within a some works of the composer Heitor Villa-Lobos and other Brazilian composers such as Camargo Guarnieri, Moacir Santos and Baden Powell. In this way, it will be done the study, identification and systematization of the main features of the xangô- -type proposed and identified by Eero Tarasti in the his work about Villa-Lobos, and one of the most commonly used topics by Villa-Lobos, which here call the canto de xangô topic, considered by the author an archetype of the Afro-Brazilian quality. The topic is a figure of representation, and I will analyze as Villa-Lobos and later other Brazilian composers represented the Afro- -Brazilian music and culture in his works through the xangô-type and canto de xangô topic. The role played by African-Brazilian musical topics will be approached by means of a combination of some analytical techniques and semiotic strategies of signification; thus, will be possible to achieve a better understanding of the musical structure and discourse. This study is intended to help our understanding of the African culture seen as a forming and intrinsic part of Brazilianness, reinforcing the idea of cultural fusion that permeates the culture and Brazilian music.||Este artigo pretende analisar e demonstrar as características e utilização de tópicas musicais afro-brasileiras dentro de algumas obras do compositor Heitor Villa- -Lobos e outros compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Moacir Santos e Baden Powell. Desta forma, será feito o estudo, identificação e sistematização das principais características do tipo xangô proposto e identificado por Eero Tarasti na obra de Villa-Lobos, e de uma das tópicas mais utilizadas por Villa-Lobos, que aqui chamaremos de tópica canto de xangô, considerada pelo autor um arquétipo da qualidade de afro-brasileiro. Entendendo que a tópica é uma figura de representação, analisarei também como Villa-Lobos e posteriormente outros compositores brasileiros representaram a música e a cultura afro-brasileira em suas obras através do tipo xangô e da tópica canto de xangô. O papel desempenhado pelas tópicas musicais Afro-brasileiras serão abordados por meio de uma combinação de algumas técnicas analíticas e estratégias semióticas de significação; assim, será possível alcançar uma melhor compreensão da estrutura e do discurso musical. Este estudo destina-se a ajudar a nossa compreensão da cultura africana como parte formadora e intrínseca da cultura brasileira e da “brasilidade”, reforçando a ideia de fusão cultural que permeia a cultura e a música brasileira.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Juliana Ripke da
Data
12 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7068 | 10.5965/2525530401012016044
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 ORFEU | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Orfeu; Vol. 1 No. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 044-073 | Orfeu; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 044-073 | Orfeu; v. 1 n. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 044-073 | 2525-5304
Assuntos
Tópicas | Afro-brasileiro | Xangô | Villa-Lobos | African-Brazilian | Xangô | Villa-Lobos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion