Descrição
Esta pesquisa visa abordar conceitos acerca dos ajustes ocasionados no trato vocal e, por meio desses analisar o trabalho vocal desenvolvido por três vocalistas do subgênero musical Symphonic Metal, sendo elas: Anna-Maria Krawe (banda Therion), Simone Simons (banda Epica), e Tarja Turunen (banda Nightwish). A metodologia empregada neste trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e virtual, por meio da qual se buscou conceituar princípios do canto, para assim entender, analisar e comparar as mudanças vocais apresentadas pelas cantoras estudadas. O presente trabalho inicia por introduzir, brevemente, um histórico sobre o início do gênero musical Heavy Metal e alguns de seus subgêneros, buscando compreender o surgimento da denominação Symphonic Metal. A pesquisa apresenta, ainda, princípios sobre o canto e conceitos relacionados a ajustes musculares realizados no trato vocal. Após apresentar tais conceitos, se tornou possível analisar o trabalho vocal desenvolvido pelas cantoras de Symphonic Metal acima citadas, tendo como foco, apontar os ajustes dos seguintes componentes do trato vocal: laringe, véu palatino, língua, mandíbula e lábios. Por meio da realização desta análise, tornou-se possível constatar nas cantoras escolhidas, demonstrações de controle sobre o trato vocal, a respeito de seus ajustes realizados e das suas nuances timbrísticas alcançadas, bem como esta pesquisa veio a se tornar uma fonte para concepção de uma prática interpretativa vocal, dentro do estilo aqui abordado.