-
Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa||Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
- Voltar
Metadados
Descrição
The institution Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) annually receives students from several countries of Latin America in order toattend college. The difficulties faced by the students, especial on the poor performance atreading, text interpretation and production activities, reveal a deep concern about the continental education situation – the students “leftschool” with a huge deficiton Reading and writing abilities. During the academic routine off oreign students inside UNILA, this reality is aggravated by the difficulty of learning na additional language, because the text comprehension, even on their own languages, is insufficient. Based on this scenery, there search group Interfaces dos processos e objetos de ensino-aprendizagem de Português e Espanhol como línguas estrangeira e adicional (IPOELEA) intends to investigate didactic-pedagogical possibilities that enrich the instruction and learning of Portuguese and Spanish. On the specific case of this article, the purpose was to develop a didactic sequence, created by the textual genre causo, in order to increase the students reading and writing abilities and to make possible an intercultural dialogue on Portuguese additional language instruction.||A Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) recebe anualmente estudantes de vários países da América Latina para cursar o Ensino Superior. As dificuldades apresentadas pelos discentes, principalmente quanto ao baixo desempenho em atividades de leitura, interpretação e produção textual, revelam uma preocupante situação da educação no continente – os alunos “saem da escola” com um imenso déficit no domínio da competência leitora e escrita. Na rotina acadêmica dos discentes estrangeiros na UNILA, a essa realidade soma-se a dificuldade em aprender um idioma adicional em casos em que a compreensão textual no idioma materno é deficitária. Diante desse cenário, o grupo de pesquisa IPOELEA procura investigar possibilidades didático-pedagógicas que enriqueçam o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol. No caso específico desse artigo, objetivou-se desenvolver uma sequência didática, elaborada a partir do gênero “causo”, que amplie as competências de leitura e escrita dos discentes e viabilize um diálogo intercultural no ensino de Português Língua Adicional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Guizzo, Antonio Rediver
Data
13 de julho de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Fonte
FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program; No. 14 (2015); 140-154 | FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria; Núm. 14 (2015); 140-154 | FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária; n. 14 (2015); 140-154 | 1983-4373
Assuntos
Literatura | Interculturalidade | Ensino de Português Língua Adicional | Literature | Intercultural | Instruction of Portuguese additional language
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion