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Continuing teacher education, distance education, and the pandemic: understandings of education professionals from a municipal school network in the north of santa catarina||Educación continua de docentes, educación a distancia y la pandemia : comprensión de profesionales de la educación de una red escolar municipal en el Norte de Santa Catarina||Formação continuada de professores, educação a distância e pandemia: compreensões de profissionais da educação de uma rede municipal do Norte de Santa Catarina
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Metadados
Descrição
This study aims to analyze the understanding of basic education professionals from the municipal public education network in the north of Santa Catarina about Distance Education (DE). The present investigation uses a quali-quantitative approach applying an online questionnaire, from which we obtained feedback from 62 professionals who work in the analyzed education network. The generated data were analyzed and discussed based on Maissiat (2017), Imbernón (2010a; 2010b), and Nóvoa (2019), among others. It was evident that, although Distance Education (DE) has its advantages, such as the flexibility of time and space, the reduction of investment, and the wide demand, especially in times of the Covid-19 pandemic, face-to-face teaching is still the most defended by the investigated professionals, under the justification that this modality offers more interaction and exchange of ideas between professors and students. From the results obtained, it is emphasized that distance education institutions should be more attentive to the interaction resources offered to motivate the student to actively participate in the exchange of ideas and opinions with classmates and professors/tutors because even if they have shown extensive adherence, this tool alone does not guarantee comprehensive training. Furthermore, it emphasizes the need for training centered on the educational space that responds to the local realities and reverberates in teaching practice.
||Este estudio tiene como objetivo analizar la comprensión de los profesionales de la educación básica de la red de educación pública municipal en el norte de Santa Catarina sobre la Educación a Distancia (ED). La presente investigación utiliza un enfoque cuali-cuantitativo aplicando un cuestionario en línea, del cual obtuvimos respuestas de 62 profesionales que trabajan en la red educativa analizada. Los datos generados fueron analizados y discutidos basándonos en Maissiat (2017), Imbernón (2010a; 2010b) y Nóvoa (2019), entre otros. Quedó evidente que, aunque la Educación a Distancia (ED) tiene sus ventajas, como la flexibilidad de tiempo y espacio, la reducción de la inversión y la amplia demanda, especialmente en tiempos de la pandemia de Covid-19, la enseñanza presencial sigue siendo la más defendida por los profesionales investigados, bajo la justificación de que esta modalidad ofrece una mayor interacción e intercambio de ideas entre profesores y estudiantes. A partir de los resultados obtenidos, se enfatiza que las instituciones de educación a distancia deben prestar más atención a los recursos de interacción ofrecidos para motivar al estudiante a participar activamente en el intercambio de ideas y opiniones con compañeros y profesores/tutores, porque aunque han mostrado una amplia adhesión, esta herramienta por sí sola no garantiza una formación integral. Además, se enfatiza la necesidad de una formación centrada en el espacio educativo que responda a las realidades locales y repercuta en la práctica docente.
||Este estudo tem por objetivo analisar as compreensões de profissionais da Educação Básica da rede pública de um município do norte catarinense em relação à Educação a Distância (EaD). Trata-se de investigação com abordagem quali-quantitativa, desenvolvida por meio da aplicação de um questionário online, respondido por 62 profissionais atuantes na rede de ensino pesquisada. Os dados gerados foram analisados e discutidos com base em Maissiat (2017), Imbernón (2010) e Nóvoa (2019), entre outros. Evidenciou-se que, mesmo a EaD apresentando vantagens, como a flexibilização do tempo e do espaço, redução de investimento e ampla procura, principalmente nos tempos da pandemia de Covid-19, o ensino presencial ainda é o mais defendido pelos profissionais investigados, que alegam ofertar maior interação e troca de ideias entre professores e alunos. Dos resultados obtidos, destaca-se que as instituições de EaD devem estar mais atentas aos recursos de interação ofertados, motivando o aluno a participar ativamente na troca de ideias e opiniões com os colegas de curso e professor/tutor, pois, embora tenham apresentado ampla aderência, por si só não garantem uma formação integral. Ademais, enfatiza-se a necessidade de haver formações centradas no espaço educativo que atenda às realidades locais e reverbere na prática docente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Lucilene Simone Felippe | Santos, Aline Coêlho dos | Rausch, Rita Buzzi
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24640 | 10.5585/eccos.n69.24640
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Lucilene Simone Felippe Oliveira, Aline Coêlho dos Santos, Rita Buzzi Rausch | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e24640 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Educação a distância | Formação continuada de professores | Pandemia | distance education | continuing training of teachers | pandemic | educación a distancia | formación continua de docents | pandemia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion