-
Curricular environmentalism for health professionals training||La ambientalización curricular en la formación de profesionales de la salud||A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde
- Voltar
Metadados
Descrição
Environmental impacts directly affect human health and therefore must be considered in assessing the health-disease process. This study aimed to investigate how environmental problems are inserted in the training of health professionals. The National Curriculum Guidelines for Environmental Education determine that education systems promote conditions for socio-environmental and sustainable education. Pedagogical projects, curricular matrices, and syllabi of undergraduate courses in Medicine, Nursing, Physiotherapy and Biological Sciences were analyzed. Except for the latter, all other schools had only a few courses that addressed any environment-related issues. The curricular reformulation of health-related schools is crucial to train professionals to better address health problems in our society.||Los impactos ambientales afectan directamente a la salud humana y, por lo tanto, deben ser considerados en la evaluación del proceso salud-enfermedad. Este estudio tuvo como objetivo investigar cómo se insertan los problemas ambientales en la formación de los profesionales de la salud. Los Lineamientos Curriculares Nacionales de Educación Ambiental determinan que los sistemas educativos promueven las condiciones para la educación socioambiental y sostenible. Se analizaron proyectos pedagógicos, matrices curriculares y temarios de las carreras de grado en Medicina, Enfermería, Fisioterapia y Ciencias Biológicas. Excepto por este último, los otros cursos tenían pocas materias enfocadas em temas ambientales. La reformulación curricular de los cursos en el área de la salud es, por tanto, fundamental para la formación profesional que permita un mejor enfrentamiento de los problemas de salud en nuestra sociedad.||Os impactos ambientais afetam diretamente a saúde humana e por isso devem ser considerados na avaliação do processo saúde-doença. O objetivo do presente estudo foi investigar como os problemas ambientais estão inseridos na formação dos profissionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental determinam que os sistemas de ensino promovam condições para uma educação socioambiental e sustentável. Foi realizada uma Análise de Conteúdo dos projetos pedagógicos, matrizes curriculares e ementários dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Com exceção deste último, os demais cursos apresentaram poucas disciplinas voltadas para questões ambientais. A reformulação curricular dos cursos da área de saúde se mostra, portanto, essencial para uma formação profissional que possibilite um melhor enfrentamento dos problemas de saúde da nossa sociedade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Maria José de | Guenther, Mariana
Data
3 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56707 | 10.23925/1809-3876.2024v22e56707
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; 56707 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; 56707 | 1809-3876
Assuntos
curricular environmentalism | health professionals | university education | environmental health | environmental impacts | ambientalización curricular | profesionales de la salud | enseñanza superior | salud ambiental | impactos ambientales | ambientalização curricular | profissionais de saúde | ensino superior | saúde ambiental | impactos ambientais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion