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Decolonial practices based on student-centered education||Práticas decoloniais em educação a partir de uma educação centrada em estudantes
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Metadados
Descrição
This article proposes to outline the possibilities of a decolonial Latin American rereading of educational theories and postures based on the Person-Centered Approach (PCA) - taken here as an epistemological model of psychology for educational practices. Because it is an approach that values interactions from person to person, the PCA has brought the possibility of thinking about truly meaningful learning because it is focused on the genuine interests of the students, therefore it presupposes non-oppressive and more democratic relations that value the traditional knowledge coming from our oral history, which transcend the Eurocentred and Northern hegemony. Thus, we present the main assumptions of PCA and its applications to education - what we call Student Centered Education, from what has been discussed and developed by Latin American authors of psychology and education. We understand that this approach can contribute to build a decolonial pedagogical dynamic. Therefore, we conducted a theoretical reflection here that raised us to a fruitful articulation between the two epistemologies presented here: the Latin American CPA and the Global south perspective on education. We believe that together they can help consolidate libertarian, democratic and decolonial educational practices. ||Este artigo traça possibilidades de uma releitura latino-americana decolonial das teorias e posturas educacionais fundamentadas na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) – pensada aqui enquanto modelo epistemológico da psicologia para práticas educativas. Por ser uma abordagem que valoriza as interações de pessoa para pessoa, a ACP trouxe a possibilidade de pensarmos uma aprendizagem verdadeiramente significativa porque é focada nos interesses genuínos dos alunos, portanto, pressupõe relações não opressivas, mais democráticas e que valorizam os saberes tradicionais oriundos da nossa história oral, que transcendem a hegemonia eurocentrada e do Norte. Assim, apresentamos os principais pressupostos da ACP e suas aplicações ao que chamamos de Educação Centrada em Estudantes, a partir do que vem sendo discutido e desenvolvido por autores latino americanos da psicologia e da educação, por entendermos que esta abordagem pode colaborar para a construção de uma dinâmica pedagógica decolonial. A leitura e reflexão sobre as contribuições destes autores nos suscitou uma profícua articulação entre as duas epistemologias presentes neste trabalho: a ACP latino-americana e a perspectiva do Sul global sobre educação. Juntas, acreditamos que elas podem ajudar na consolidação de práticas educacionais libertárias, democráticas e decolonizadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Crespo Lopes, Juliana | Fochi Nogueira Insfran, Fernanda | Cavasin Zabotto Pulino, Lúcia Helena
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17029 | 10.5585/eccos.n54.17029
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e17029 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Person-centred approach | Decolonialism | Pedagogical practices. | Abordagem Centrada na Pessoa | Práticas Educativas | Decolonialidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado