-
Didactic sequence involving digital resources in Mathematics classes to learn the Pythagoras Theorem||Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras
- Voltar
Metadados
Descrição
This research proposed a methodology with the objective of promoting a meaningful learning of the Pythagorean Theorem through Didactic Sequence, encompassing digital resources, in view of the need for teaching strategies for this theorem that can provide the student with the association of the concepts seen in class. with your everyday life. The study, with a qualitative bias, consisted of exploratory research, through a conversation with Mathematics teachers. Next, a documentary search was carried out to list the skills in the National Common Curricular Base and to identify the digital tool most used by students according to the Continuous National Household Sample Survey. From then on, a Didactic Sequence was elaborated and evaluated by teachers, who found that the proposed methodology, permeated by digital technologies, by approaching in a playful way situations of applicability of the Pythagorean Theorem, related to accessibility, could make learning more attractive and significant.||Esta pesquisa propôs uma metodologia com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa do Teorema de Pitágoras por meio de uma Sequência Didática, englobando recursos digitais, tendo em vista a necessidade de estratégias de ensino deste teorema que possam proporcionar ao aluno a associação dos conceitos vistos em aula com o seu cotidiano. O estudo, de viés qualitativo, constituiu-se de pesquisa exploratória, mediante roda de conversa com docentes de Matemática. A seguir, realizou-se uma busca documental para elencar as habilidades na Base Nacional Comum Curricular e identificar a ferramenta digital mais utilizada pelos alunos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. A partir de então, uma Sequência Didática foi elaborada e avaliada por professores, que constataram que a metodologia proposta, permeada por tecnologias digitais, ao abordar de forma lúdica situações de aplicabilidade do Teorema de Pitágoras, relacionadas à acessibilidade, poderá tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Claudia Valin dos | Almeida, Tharcila de Abreu | Mól, Antônio Carlos de Abreu
Data
26 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24383 | 10.5585/48.2024.24383
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e24383 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
geometria; ensino fundamental; aprendizagem significativa; tecnologia digital | geometry; elementary school; meaningful learning; digital technology
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion