-
DIDÁTICA E CURRÍCULO EM QUESTÃO: INTERCULTURALIDADE E TEORIAS PÓS-CRÍTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo visa discutir as relações entre o campo da Didática e do Currículo no que se refere às perspectivas da interculturalidade e das teorias pós-críticas. Dessa forma, seguindo os pressupostos definidos por Candau (1983, 1997, 2009, 2015), apresentaremos um panorama histórico do campo da Didática no Brasil. Na mesma intenção histórica, alimentados por Goodson (2013), Moreira (2007) e Silva (2011), enfatizaremos as mudanças em relação às discussões ocorridas no campo do Currículo. Entendemos que estes dois campos de pesquisa estão fortemente ligados às experiências docentes e à formação de professores, portanto, permitem um diálogo muito próximo com o cotidiano escolar e com as mudanças ocorridas na educação nas últimas décadas. Neste sentido, Didática e Currículo são caminhos importantes e também são os elos entre teoria e prática, portanto, a discussão em torno deles é imprescindível na perspectiva de uma educação para todos e todas, levando-se em conta a diversidade presente no cenário educacional.
Colaboradores
CNPq; PUC-Rio
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Machado, Carla Silva; Doutoranda no Programa de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio).
Data
27 de fevereiro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 18, n. 2 (2017): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Didática; Currículo. | Didática. Currículo. Interculturalidade. Teorias Pós-Críticas.