-
Different approaches to artistic research in music: Coessens, Crispin and Douglas (2009), Borgdorff (2012) and López-Cano and San Cristóbal (2014)||Diferentes abordagens na pesquisa artística em música: Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014)
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents the characteristic subjects and epistemological aspects of artistic research in music from the books The Artistic Turn: A Manifesto (2009), by Kathleen Coessens, Darla Crispin and Anne Douglas; The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia (2012), by Henk Borgdorff, and Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos (2014), by Rubén López-Cano and Úrsula San Cristóbal Opazo. The authors present and complement the particularities of investigations involving artistic practice: knowledge area, epistemological concepts, state-of-the-art, the relationship between the researcher and the research object, the relationship with methodologies arising from the practice, results and products. Research in the arts still seeks greater academic acceptance due to particularities related to the artistic universe rather than to traditional sciences. By exploring these particularities, it is concluded that artistic research (here, in music) can offer new perspectives to the scientific community based on subjects such as non-conceptualism, contingency and a tendency towards variability in acts of representation.||O presente trabalho apresenta temas característicos e aspectos epistemológicos da pesquisa artística em música a partir dos livros The Artistic Turn: A Manifesto (2009), de Kathleen Coessens, Darla Crispin e Anne Douglas¸ The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia (2012), de Henk Borgdorff, e Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos (2014), de Rubén López-Cano e Úrsula San Cristóbal Opazo. As particularidades das investigações que envolvem a prática artística são apresentadas e complementadas pelos autores: área de conhecimento, conceitos epistemológicos, estado da arte, relação do pesquisador com o objeto de pesquisa, relação com metodologias oriundas da prática, resultados e produtos. A pesquisa em artes ainda busca maior aceitação acadêmica devido a particularidades mais relacionadas ao universo artístico que às ciências consideradas tradicionais. A partir da exploração dessas particularidades, conclui-se que a pesquisa artística (aqui, em música) pode oferecer novas perspectivas junto à comunidade científica a partir de temas como não conceitualismo, contingência e tendência à variabilidade nos atos de representação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Canilha, Cauã | Wolff, Daniel
Data
27 de março de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/76852 | 10.5216/mh.v23.76852
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 23 (2023) | Música Hodie; Vol. 23 (2023) | Música Hodie; v. 23 (2023) | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
artistic research | epistemology of music | musical interpretation | pesquisa artistica | epistemologia da música | interpretação musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion