-
Digital game communities: ways to inhabit and learn||Comunidades de juegos digitales: formas de habitar y aprender||Comunidades de jogos digitais: formas de habitar e aprender
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aims to map how the rules of coexistence in virtual communities of players are organized and agreed upon, considering identity factors, learning and sharing. An integrative literature review was performed which resulted in 509 papers. After analysis based on the inclusion and exclusion criteria, 3 works were analyzed. The results indicate that communities are organized and identified by affinity and interests, by the effort and time dedicated, they learn collaboratively, share experiences, can move creatively in the search for solutions and their participants can stop being mere consumers to become become producers of artifacts for the games. It is concluded that many forms of learning take place in these communities and that the forms of organization can be integrated into the curriculum and inspire pedagogical practices.||Este estudio tiene como objetivo mapear cómo se organizan y consensúan las reglas de convivencia en comunidades virtuales de jugadores, considerando factores de identidad, aprendizaje y compartir. Se realizó una revisión integrativa de la literatura que resultó en 509 artículos. Después del análisis basado en los criterios de inclusión y exclusión, se analizaron 3 trabajos. Los resultados indican que las comunidades se organizan e identifican por afinidad e intereses, por el esfuerzo y tiempo dedicado, aprenden colaborativamente, comparten experiencias, pueden moverse creativamente en la búsqueda de soluciones y sus participantes pueden dejar de ser meros consumidores para convertirse en productores de artefactos. para los juegos. Se concluye que muchas formas de aprendizaje tienen lugar en estas comunidades y que las formas de organización pueden integrarse al currículo e inspirar prácticas pedagógicas.||Este estudo tem objetivo de mapear como se organizam e pactuam-se as regras de convivência nas comunidades virtuais de jogadores, considerando fatores identitários, aprendizagens e partilhas. Realizou-se uma revisão de literatura integrativa que resultou em 509 trabalhos. Após análise pautada nos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se a análise de 3 trabalhos. Os resultados apontam que as comunidades se organizam e se identificam por afinidade e interesses, pelo esforço e tempo dedicados, aprendem colaborativamente, compartilham experiências, podem mover-se com criatividade na busca de soluções e seus participantes podem deixar de ser meros consumidores para tornarem-se produtores de artefatos para os jogos. Conclui-se que muitas formas de aprendizagem ocorrem nessas comunidades e que as formas de organização podem ser integradas ao currículo e inspirar práticas pedagógicas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brito, Cláudia Regina de | Ramos, Daniela Karine
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61666 | 10.23925/1809-3876.2024v22e61666
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61666 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61666 | 1809-3876
Assuntos
virtual communities | teaching and learning | digital technologies | comunidades virtuales | enseñando y aprendiendo | digital technologies | comunidades virtuais | ensino e aprendizagem | tecnologias digitais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion