-
EDUCATION IN CONTEMPORARY ART MUSEUMS: STUDY OF THE EDUCATIONAL ACTIONS OF THE VERA CHAVES BARCELLOS FOUNDATION||EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DA FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyzes the educational actions in contemporary art related to the exhibition Eu Estou Aqui Agora promoted by the Vera Chaves Barcellos Foundation (VCBF), in 2019, with the Educational Program of the institution, which is responsible for the creation and development of actions through printed and digital educational material, training courses for Teachers, among other actions that are part of the program. This paper seeks to understand the impacts and importance in the reality of the educators and students involved. The identification of the actions occurred by the analyzes of the institution's website, printed educational material, interviews with the coordination of the educational sector of the Foundation and the pedagogical coordinator of the Education Department of the city of Viamão, and also with a teacher who participated in the educational activities of the exhibition and who was able to work with his students on the activities proposed by these actions, reporting the importance of his experiences in the institution, at the school and with his students. This study describes the potential in the educational process when using contemporary art in a program created to suit the needs of the community where the Foundation is inserted in.||Este artigo analisa as ações educativas em arte contemporânea referentes à Exposição Eu Estou Aqui Agora promovida pela Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) em 2019, a partir do Programa Educativo da instituição que é responsável pela criação e desenvolvimento das ações através do material educativo impresso e digital, cursos de formação para Professores, entre outras ações que fazem parte do programa. O presente texto busca compreender os impactos e a importância na realidade dos educadores e dos alunos envolvidos. A identificação das ações ocorreu a partir do site da instituição, do material educativo impresso, de entrevistas com a coordenação do setor educativo da referida Fundação, da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Viamão e de um Professor que participou das ações educativas da exposição e que pôde trabalhar com os seus alunos as atividades propostas por essas ações, relatando a importância das suas experiências vividas na instituição, na escola e com os seus alunos. O estudo descreve as potencialidades no processo educacional em arte contemporânea em uma formação dedicada especialmente à comunidade onde está localizada a FVCB.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes Moreira, Priscila Carla
Data
25 de março de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1065 | 10.19179/rdf.v58i58.1065
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Priscila Carla Gomes Moreira | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 58 n. 58 (24): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE; e1065 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v58i58
Assuntos
Ação Educativa em Museus; | Arte contemporânea; | Fundação Vera Chaves Barcellos; | Educational Action in Museums; Contemporary Art; Vera Chaves Barcellos Foundation;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion