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Eulália’s protagonism in the comic strips construction in Téo e o Mini Mundo, by Caetano Cury||O protagonismo de Eulália na construção das tiras em Téo e o Mini Mundo, de Caetano Cury
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Metadados
Descrição
O certame da perspectiva de mundo está em evidência em diversos cenários sócio-histórico-culturais e é de grande proeminência na linguagem dos quadrinhos. A perspectiva de mundo diz muito sobre os sujeitos à proporção que, com a pós-modernidade, a identidade do sujeito se fragmentou (Hall, 2006). Assim, sob o viés dos estudos da linguagem dos quadrinhos, nosso objetivo é mostrar, por meio da análise descritiva, como o protagonismo da personagem Eulália, uma borboleta a quem são atribuídas características humanas, como falar e pensar, é construído nas trinta primeiras tiras do primeiro volume de Téo e o Mini Mundo: o livro. Desde a sequência narrativa da tira até contrapondo-se à personagem Téo, o garotinho, através de hipóteses e até mesmo perguntas como respostas, provoca a própria percepção de Téo, deixando-o reflexivo. As tiras mobilizam abordagens como a relação entre o “eu” e o “outro” e o lugar que os sujeitos ocupam em relação ao mundo em que vivem. Serão considerados os movimentos de Eulália que acompanham as falas de Téo e os cenários para a construção dos sentidos para evidenciar os caminhos de inquietude para compreensão do humano. Pautamo-nos nos estudos de Acevedo (1990), Cagnin (2014) e Ramos (2012).||The issue of perspective in the world is prominent in various socio-historical-cultural contexts and particularly in the language of comics. The perspective on the world says a lot about the subjects insofar as the identity of the subject has fragmented with postmodernity (Hall, 2006). Thus, from the perspective of studies in comic language, our objective is to show by descriptive analysis how the protagonism of the character Eulália, a butterfly to whom human characteristics such as speaking and thinking are attributed, is built in the first thirty strips of the first volume of Téo e the Mini Mundo : the book. From the narrative sequence of the strip to the contrast with the character Téo, the little boy, through hypotheses and even questions and answers, Eulália provokes Téo’s own perception, making him reflective. The strips mobilize approaches such as the relationship between the “self” and the “other” and the place that subjects occupy in relation to the world in which they live. The movements of Eulália that accompany Téo’s words and the scenarios will be considered to construct meanings that evidence the paths of restlessness for understanding the human. We draw on the studies of Acevedo (1990), Cagnin (2014) and Ramos (2012).
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santana, Maria Heloiza Alves Pereira
Data
21 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/219036 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219036
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219036 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219036 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219036 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219036 | 2316-9877
Assuntos
Perspectiva de mundo | Protagonismo | Tiras | Eulália (personagem) | História em quadrinhos - Linguagem | Eulália (character) | Comics - Language | Worldview | Protagonism | Comic strips
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion