-
Evaluation processes and/in mathematics education: a study about the Escola Ativa Program||Procesos evaluativos y/en la educación matemática: un estudio sobre el Programa Escola Ativa||Processos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola Ativa
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper discusses the Escola Ativa Program (in Portuguese, Programa Escola Ativa – PEA), ad dressed to Brazilian multigrade peasant schools. It is focused in the evaluation processes concerning mathematics education. The study theoretical framework is built through Michel Foucault’s theorizations, specifically those related to disciplinary practices and technologies of the self. Data are composed by PEA teachers’ documents. The analytical exercise (done from the perspective of the Foucault’s discourse analysis) made possible to conclude that in PEA, the evaluation: a) is conceived as a disciplinary bodies and know ledges mechanism that operates in a continuum and exists in every learn ingma the matics phase; acts over the school subjects through different evaluation practices; c) in the area of mathematics, it has as one of its main axis the analysis of the student’s error.||El artículo analiza el Programa Escola Ativa (PEA) destinado a las escuelas rurales multigrado de Brazil, poniendo atención a los procesos evaluativos allí presentes, en lo que se refiere a la educación matemática. Los aportes teóricos que embazan el estudio están situados en las formulaciones de Michel Foucault, en especial las que se conectan a las prácticas disciplinares y a las tecnologías del yo. El material de pesquisa se circunscribe a documentos del PEA direccionados a los maestros. El ejercicio analítico sobre el material (realizado en la perspectiva del análisis del discurso foucaultiano) posibilitó concluir que, en el PEA, la evaluación: a) es concebida como un mecanismo de disciplinamiento de los cuerpos y de los saberes que opera en un continuum y está presente en todas las etapas del aprendizaje de las matemáticas; b) actúa sobre los sujetos escolares a través de diferentes prácticas evaluativas; c) en el área de las matemáticas, tiene como uno de sus ejes principales el análisis del error delalumno.||
O artigo examina o Programa Escola Ativa (PEA), endereçado às escolas multisseriadas do campo do país, enfocando os processos avaliativos ali presentes, no que diz respeito à educação matemática. Os aportes teóricos que dão sustentação ao estudo encontram-se nas formulações de Michel Foucault, em especial as que dizem respeito às práticas disciplinares e às tecnologias do eu. O material de pesquisa está circunscrito aos documentos do PEA direcionados aos professores. O exercício analítico sobre esse material(realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano),possibilitou concluir que, no PEA, a avaliação: a) é concebida como um mecanismo de disciplinamento dos corpos e dos saberes que opera em um continuum e está presente em todas as etapas da aprendizagem da matemática; b) atua sobre os sujeitos escolares mediante diferentes práticas avaliativas; c) na área da matemática, tem como um de seus eixos principais a análise do erro do aluno.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Wanderer, Fernanda | Knijnik, Gelsa
Data
19 de março de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15880 | 10.15448/1981-2582.2014.1.15880
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação; Vol. 37 No. 1 (2014): Dossier: Teaching, cultural and human formation processes; 92-100 | Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2014): Dosier: Enseñanza, procesos culturales y formación humana; 92-100 | Educação; v. 37 n. 1 (2014): Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana; 92-100 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2014.1
Assuntos
Mathematics education. Evaluation processes. Escola Ativa Program. Peasant multigrade schools. Foucault. | Educação matemática. Processos avaliativos. Programa Escola Ativa. Escolas multisseriadas do campo. Foucault | Educación Matemática. Procesos evaluativos. Programa Escuela Activa. Escuelas rurales multigrado. Foucault.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion