Descrição
Since 2020, Brazilian newspapers have joined Google Showcase, a new service that pays journalistic companies monthly. This article aims to analyze the relationship between Alphabet-Google and the news media, seeking to understand how the platform discursively positions itself in relation to the journalistic field. To do this, it rescues historical aspects of Google News, surveys public statements from Google and Showcase partners, and an argumentative analysis of the speech (AMOSSY, 2020). The results show that, under the veil of innovation, the service tries to hide the asymmetry of power that exists between platforms and news media.||Desde 2020, los periódicos brasileños se sumaron a Google Showcase, un nuevo servicio que paga mensualmente a las empresas periodísticas. Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre Alphabet-Google y los medios informativos, buscando comprender cómo la plataforma se posiciona discursivamente en relación al campo periodístico. Para ello, rescata aspectos históricos de Google News, encuestas declaraciones públicas de Google y socios de Showcase, y un análisis argumentativo del discurso (AMOSSY, 2020). Los resultados muestran que, bajo el velo de la innovación, el servicio intenta ocultar la asimetría de poder que existe entre plataformas y medios informativos.||Desde 2020, jornais brasileiros aderiram ao Google Showcase, um novo serviço que remunera mensalmente empresas jornalísticas parceiras. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise das relações entre Alphabet-Google e os meios noticiosos, buscando compreender como a plataforma se posiciona discursivamente em relação ao campo jornalístico. Para isso, resgata aspectos históricos do Google Notícias, faz levantamento das declarações públicas do Google e dos parceiros do Showcase, e uma análise argumentativa do discurso (AMOSSY, 2020). Os resultados evidenciam que, sob o véu da inovação, o serviço tenta escamotear a assimetria de poder existente entre plataformas e meios jornalísticos.