Descrição
The text is an attribute to the 40th anniversary of the first master's thesis in Music in Brazil, The Non Legato in the work of Johann Sebastian Bach for keyboard, and its author, Margarida Maria Furtado-Weinberger. After a brief comment on the pioneering role of the UFRJ School of Music in the musical academic scene, we present the dissertation, with reflections about the development of research in performance. We conclude by pointing out relevant aspects of the research model carried out at the time, highlighting the contribution that this pioneering dissertation represents for Brazil.||El texto honra el 40º aniversario de la primera tesis de maestría en Música en Brasil, O Non Legato en la obra de Johann Sebastian Bach para teclado, y su autora, Margarida Maria Furtado-Weinberger. Después de un breve comentario sobre el papel pionero de la Escuela de Música de la UFRJ en el escenario académico musical, presentamos la disertación, con reflexiones sobre el desarrollo de la investigación en la interpretación. Concluimos señalando aspectos relevantes del modelo de investigación realizado en ese momento, destacando la contribución que representa esta tesis pionera para Brasil.||O texto homenageia os 40 anos da primeira dissertação de mestrado em Música no Brasil, O Non Legato na obra de Johann Sebastian Bach para teclado, e a sua autora, Margarida Maria Furtado-Weinberger. Após um breve comentário sobre o papel precursor da Escola de Música da UFRJ no cenário acadêmico musical apresentamos a dissertação, com reflexões em torno do desenvolvimento da pesquisa em performance. Finalizamos apontando aspectos pertinentes ao modelo de investigação realizado na época, destacando a contribuição que esta dissertação pioneira representa para o Brasil.