-
História, literatura e (pós)colonialismo: política e gênero em Condições Nervosas de Tsitsi Dangarembga (Zimbábue, décadas de 1960-1980)||History, literature and (post)colonialism: politics and gender in Tsitsi Dangarembga’s Nervous Conditions (Zimbabwe, 1960s-1980s)
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo principal do artigo consiste em uma análise de Condições Nervosas (Nervous Conditions), romance de estreia da autora zimbabuana Tsitsi Dangarembga, o qual foi publicado originalmente em 1988 e narra a trajetória e a formação intelectual/subjetiva de Tambudzai (ou Tambu), uma jovem shona no interior rural da Rodésia (atual Zimbábue), na década de 1960, com ênfase nas oportunidades educacionais que almeja após a morte de seu irmão mais velho, e os conflitos ocasionados a partir do contato entre valores tradicionais africanos e elementos de modernidade, sobretudo no que diz respeito às relações familiares e de gênero. Ao longo da narrativa, Dangarembga contrasta as várias mulheres que integram as vivências de Tambudzai, a exemplo de sua prima, Nyasha, e a tia Maiguru, que representam mulheres que conseguiram oportunidades de estudo e ascensão social, ainda que vivenciando conflitos ocasionados pelo contato com as culturas colonialistas. A análise do romance, a partir das interlocuções teórico-metodológicas acerca das relações entre História e Literatura, e com amparo nos estudos africanos, concentra-se na obra de Dangarembga para investigar os processos de formação de subjetividades femininas na sociedade colonial no Zimbábue, com atenção à construção de espaços de protagonismo e agenciamento de mulheres shona em diferentes espaços sociais, e contrapondo essas questões a um contexto demarcado pelos debates políticos e conflitos ocasionados em torno da descolonização e consolidação da nação zimbabuana.||The main objective of the article is to analyze "Nervous Conditions," the debut novel by Zimbabwean author Tsitsi Dangarembga, originally published in 1988. The novel portrays the journey and intellectual/subjective development of Tambudzai (or Tambu), a young Shona girl in rural Rhodesia (now Zimbabwe) during the 1960s. It focuses on her aspirations for educational opportunities following the death of her older brother, as well as the conflicts that arise from the clash between traditional African values and elements of modernity, particularly in relation to family and gender dynamics. Throughout the narrative, Dangarembga contrasts the experiences of Tambudzai with various women, such as her cousin Nyasha and her aunt Maiguru. These characters represent women who have attained educational opportunities and social mobility, albeit while facing conflicts resulting from their encounters with colonial cultures. The analysis of the novel, drawing on theoretical and methodological frameworks exploring the relationship between history and literature, as well as African studies, focuses on Dangarembga's work to investigate the processes of forming female subjectivities in colonial Zimbabwe. It pays attention to the construction of spaces for women's agency and empowerment within different social spheres, while also addressing the political debates and conflicts surrounding decolonization and the establishment of the Zimbabwean nation.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Evander Ruthieri da Silva
Data
18 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/80022 | 10.12957/revmar.2024.80022
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Evander Ruthieri da Silva | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Maracanan; n. 35 (2024): Tema Livre; 57-76 | 2359-0092 | 1807-989X
Assuntos
Literaturas Africanas | Zimbábue | Tsitsi Dangarembga | Condições Nervosas | African Literatures | Zimbabwe. | Tsitsi Dangarembga | Nervous Conditions
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares