-
I have a Body, I am a Body: somatic approaches of movement on dance graduation||J’ai un Corps, je suis un Corps: approches somatiques du mouvement dans les études universitaires en danse||Eu tenho um Corpo, eu sou um Corpo: abordagens somáticas do movimento na graduação em dança
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, I started from the experience of somatic approaches to movement at the undergraduate dance course of the Universidade Federal de Santa Maria to propose a discussion about the pedagogical and artistic implications of this choice. I explain my point of view as a teacher and artist, as well as my understanding of the use of somatic approaches to dance, and explore the students’ experiences. Within the framework of performance as an analytical paradigm, articulated from the viewpoint of Somaesthetics, I point out some ways provided by such a choice in promoting emancipatory pedagogical practices and expanding the artistic possibilities of dancers. ||Dans cet article, je présente mon expérience des approches somatiques du mouvement dans le cours de danse de l’Université Fédérale de Santa Maria et je propose une discussion sur les implications pédagogiques et artistiques de ce choix. J’explique mon point de vue de professeur et artiste, ainsi que la façon dont je conçois l’utilisation des approches somatiques en danse, et je propose une incursion dans l’expérience des étudiants. A partir du paradigme analytique de la performance, en relation avec l’approche de la Soma-Esthétique, je présente quelques pistes ouvertes par ce choix pour proposer des pratiques pédagogiques émancipatrices et élargir les possibilités artistiques des danseurs. ||Neste artigo, parto da experiência com abordagens somáticas do movimento no Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Santa Maria para propor uma discussão acerca das implicações pedagógicas e artísticas dessa escolha. Explicito meu ponto de vista enquanto professora e artista, bem como minha compreensão do uso das abordagens somáticas na dança, e convido a uma incursão na experiência dos alunos. Sob o enquadramento da performance como paradigma analítico, articulado à perspectiva da Soma-Estética, aponto alguns caminhos proporcionados por tal escolha na promoção de práticas pedagógicas emancipatórias e na ampliação das possibilidades artísticas dos bailarinos.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gravina (Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Brasil), Heloisa Corrêa
Data
13 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 5 No. 1 (2015): jan./abr. 2015; 233-258 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 5 No. 1 (2015): jan./abr. 2015; 233-258 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 5 No 1 (2015): jan./abr. 2015; 233-258 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 5 n. 1 (2015): jan./abr. 2015; 233-258 | 2237-2660
Assuntos
Dança | Educação Somática | Performance | Práticas Pedagógicas | Soma-Estética | Educação Somática | Dance | Somatic Education | Performance | Pedagogical Practices | Somaesthetics | Danse | Éducation Somatique | Performance | Pratiques Pédagogiques | Soma-Esthétique
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion