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Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira
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Metadados
Descrição
Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações artísticas de elementos da natureza local, notadamente as frutas tropicais, produzindo novas combinações junto à tradicional ornamentação fitomórfica europeia, constituída de folhas de acantos e vinhas. Após um levantamento das ocorrências dessas manifestações da temática local na decoração dos templos presentes nas regiões nordeste e sudeste do país, este trabalho aborda, nos textos dos viajantes e missionários produzidos no período, as interpretações cristãs da natureza tropical que permitiram o aproveitamento desses motivos como parte da estratégia de pregação e conversão católica por meio da alegorização moral e religiosa da natureza do Novo Mundo.|| This paper studies the visual representation of local nature in the sacred art developed during the colonial period of Brazilian history. In this period, between the XVIth and the XVIIIth centuries, the visual arts in the country evolved in the context of the Baroque introduced by Catholic missionaries. It was in the decoration of the churches in which the first representations of aspects of local nature, mostly the tropical fruits, appeared in Brazilian visual arts, producing new combinations together with the traditional European phytomorphic ornamentation of acanthus leaves and grapes. This research draws upon texts written by travellers and missionaries during the period to demonstrate how the Europeans interpreted and represented tropical nature and used these representations as part of the Catholic preaching strategy by means of moral and religious allegorization of the New World nature.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Batista, Eduardo Luis Araújo de Oliveira
Data
1 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139684 | 10.1590/1982-02672017v25n0113
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
Fonte
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 1 (2017); 359-401 | 1982-0267 | 0101-4714
Assuntos
Baroque | Iconography | Tropical Fruits | Barroco | Frutas Tropicais | Iconografia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion