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INDÍCIOS DA LINGUAGEM ESCRITA EM UMA CRIANÇA COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR: A BRINCADEIRA, O DESENHO E A NARRATIVA
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Metadados
Descrição
Este estudo interessa-se pelas possibilidades de aprendizagem de crianças que apresentam necessidades educacionais especias. O objetivo é identificar os indícios do desenvolvimento da linguagem escrita em uma criança com diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, considerando-se as vivências da criança com a brincadeira, o desenho e a narrativa em diferentes espaços educativos: a escola de educação infantil e a clínica fonoaudiológica. Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, opta-se pela análise dos processos e pelo estudo da origem dinâmico-causal, enfatizando-se uma análise explicativa e não descritiva. O procedimento de estudo envolve filmagens de atividades de brincadeiras de faz-de-conta, desenho e narrativas de histórias infantis, nos contextos da escola e da clínica. Os episódios selecionados para a análise focalizam a dinâmica dialógica entre a criança e seus interlocutores. Os resultados indicam que a partir das atividades simbólicas, como desenho e brincadeira de faz-de-conta, e por intermédio da mediação, a criança pode desenvolver suas capacidades sígnicas. Considera-se que, a atuação deliberada do outro, deve ser mais explorada, no sentido de tornar as práticas pedagógicas e clínicas mais significativas e voltadas para a elaboração das funções mentais superiores. Deste modo, compreende-se que o trabalho envolvendo tais esferas simbólicas torna-se um caminho possível para o desenvolvimento de crianças que apresentam necessidades educacionais especiais.
Colaboradores
Pibic/Cnpq
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Jorge, Luísa Miranda; Universidade Metodista de Piracicaba | Freitas, Ana Paula de; Centro Universitário Moura Lacerda
Data
7 de fevereiro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 1 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Tópicos Especiais em Educação | Teoria Histórico-Cultural; necessidades educacionais especiais; desenvolvimento de linguagem; práticas educativas