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Inovação, Tecnologia e Crescimento
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Metadados
Descrição
Após anos de construção de um novo alicerce para a economia brasileira – baseado em preços estáveis, regime de metas de inflação, contas externas positivas, câmbio flutuante e esforço fiscal –, o governo tomou a iniciativa de recolocar, com ênfase, o tema do desenvolvimento para toda a sociedade. Este é o sentido maior e a importância do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no sentido de estimular o crescimento. Ao definir seu foco no investimento necessário para acelerar o crescimento, ao apontar para a superação dos obstáculos em infra-estrutura e ao diminuir o peso da carga tributária, de modo a permitir maior agilidade do setor produtivo, o PAC dialoga com necessidades há muito sentidas em todo o país. A atuação do governo, porém, embora fundamental, não é suficiente para alterar os rumos do nosso crescimento, em especial no sentido de modificar e aumentar a capacidade inovadora das empresas brasileiras e a construção de um ambiente econômico favorável à inovação. Mais do que uma palavra de moda, inovação significa hoje um recurso de sobrevivência. Países como o nosso, que cultivam o desejo de se transformarem em uma grande nação, não têm a menor condição de fazê-lo com base em um sistema econômico assentado na extração de recursos naturais e em baixos salários. A dinâmica da economia mundial e a competição entre países exigem do Brasil que repense e reoriente sua capacidade produtiva para as atividades intensivas em conhecimento. Essa é a única forma de estruturar políticas de desenvolvimento de longo prazo, conectadas com o futuro, que preparem as novas gerações para as grandes transformações a que o mundo assiste. No panorama mundial, são raros os governos dos países que buscam o crescimento – das mais variadas posições políticas – deixando de utilizar instrumentos, políticas e programas de estímulo aos processos de inovação, voltados para aumentar a competitividade e a produtividade de suas economias. (Continua...)
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Arbix, Glauco
Data
31 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista UFG
Fonte
Revista UFG; Vol. 9 No. 4 (2008) | Revista UFG; Vol. 9 Núm. 4 (2008) | Revista UFG; v. 9 n. 4 (2008) | 2179-2925 | 1677-9037
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion