Descrição
In this interview, conducted via Skype, the portuguese researcher João Canavilhas talks about the evolution of the main features of webjournalism: hypertextuality, multimediality and interactivity, and says that the latter develops more slowly. In addition, raises questions about the concept of Tumbled Pyramid and believes that the reader in front of the oversupply of content needs that journalists and algorithms offer a selection of information. Also proposes a business model for the struggling journalistic system, based on purchase of news by informational unit and with the cooperation of Internet service providers and technology companies, who profit indirectly by the news.||En esta entrevista, hecha pro Skype, el investigador portugués João Canavilhas habla sobre la evolución de las principales características del webperiodismo, la hipertextualidad, la multimedialidad y la interactividad, y dice que esta última se desarrolla de forma más lenta. Además de esto, hace consideraciones sobre su contenido de pirámide acostada y cree que el lector, frente a la oferta excesiva de contenido, necesita que periodistas y algoritmos le ofrezcan una selección de informaciones. También propone un modelo de negocio ante el debilitado sistema periodístico, basado en la compra de noticias por unidad informativa y con la colaboración de los proveedores de Internet y de empresas de tecnología que lucran indirectamente con la noticia.||Nesta entrevista, feita por skype, o pesquisador português João Canavilhas fala sobre a evolução das principais características do webjornalismo, a hipertextualidade, a multimidialidade e a interatividade, e diz que a última se desenvolve de forma mais lenta. Além disso, faz considerações sobre o seu conceito de pirâmide deitada e acredita que o leitor, diante da oferta excessiva de conteúdo, precisa que jornalistas e algoritmos lhe ofereçam uma seleção de informações. Também propõe um modelo de negócio para o combalido sistema jornalístico, baseado em compra de notícia por unidade informativa e com a colaboração dos provedores de internet e empresas de tecnologia, que lucram indiretamente com a notícia.