Descrição
This research deals with a discussion about the complexity of the coexistence of multiple cultures, difference and diversity, in the scope of professional education. The school, as a microsphere of society, must promote the recognition of different knowledge, peaceful interaction, reciprocity, respect and human dignity. Sometimes, however, excluding behaviors are reproduced, marginalization of different cultures, in which conflicts between subjects who interact in the school environment are characterized. Its objectives are to identify and analyze the discourse present in the guidelines and legal regulations regarding difference and diversity in professional and technological education, as well as the interpretation of these documents by teachers and coordinators of a teaching unit of a state public institution of professional and technological education.||Esta pesquisa trata de uma discussão sobre a complexidade da coexistência de múltiplas culturas, diferença e diversidade, no âmbito escolar da educação profissional. A escola, enquanto microesfera da sociedade, deve promover o reconhecimento dos diferentes saberes, a interação pacífica, a reciprocidade, o respeito e a dignidade humana. Por vezes, no entanto, são reproduzidos comportamentos excludentes, marginalização de diferentes culturas, em que se caracterizam conflitos entre os sujeitos que interagem no ambiente escolar. Tem como objetivos, identificar e analisar o discurso presente nas diretrizes e normativas legais no que se refere à diferença e diversidade na educação profissional e tecnológica, bem como a interpretação desses documentos por docentes e coordenadores de uma unidade de ensino de uma instituição pública estadual de educação profissional e tecnológica.