Descrição
Este artigo objetiva mostrar como a autora Maria Teresa Horta utiliza determinadas estratégias para fazer crítica literária por meio do romance As Luzes de Leonor, a Marquesa de Alorna, uma sedutora de anjos, poetas e heróis (2012). Para tanto, fazemos um breve recorte sobre a Crítica Literária Feminista em Portugal, mostrando como essa vertente vem sendo construída no país. Em um segundo momento, focamos, especificamente, nos aspectos relacionados à autora e ao romance em estudo. Para embasar à nossa discussão, buscamos suporte nos estudos críticos e reflexivos de Teresa Almeida (2016), Vanda Anastácio (2012; 2013; 2015; 2019), Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral (2005), Conceição Flores e Fabio Mario da Silva (2019), dentre outros. ||This article aims to show how the author Maria Teresa Horta uses certain strategies to carry out literary criticism through the novel As Luzes de Leonor, a Marquesa de Alorna, a uma sedutora de anjos, poetas e heróis (2012). To this end, we make a brief overview of Feminist Literary Criticism in Portugal, showing how this aspect has been constructed in the country. In a second moment, we focus specifically on aspects related to the author and the novel under study. To support our discussion, we sought support in the critical and reflective studies of Teresa Almeida (2016), Vanda Anastácio (2012; 2013; 2015; 2019), Ana Gabriela Macedo and Ana Luísa Amaral (2005), Conceição Flores and Fabio Mario da Silva (2019), among others.