Descrição
Our aim is to discuss power relations observing the images on the movie The second mother (Que Horas Ela Volta?, Anna Muylaert, 2015), constructed from social relationships that involves domestic work – represented by the character Val –, using the notion of power proposed by Foucault (1979, 2003). We seek to understand how power acts over the body of an individual, shaping social behaviour, also considering the role of culture in the process, dialoguing with authors as Elias (1990), Geertz (1989) and Morin (2011). Finally, we will observe how the mise-en-scène composition contributes to the production of sense in congruence with the filmic narrative.||Nossa proposta é discutir as relações de poder, por meio das imagens do filme Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015), construídas através dos arrolamentos sociais que envolvem o trabalho doméstico, tendo como eixo norteador a personagem Val, a partir da noção de poder proposta por Foucault (1979, 2003). Buscaremos compreender de que maneira o poder atua sobre o corpo do indivíduo, moldando, disciplinando, o comportamento social, levando em consideração também o papel da cultura em tal processo, a partir de um diálogo com autores como Elias (1990), Geertz (1989) e Morin (2011). Por fim, iremos observar de que maneira a composição da mise-en-scène ajuda na produção de sentido em congruência com a narrativa fílmica.