Descrição
O artigo visa destacar por meio da análise da relevância e relação entre esses dois momentos teatrais, o Teatro de Arena e o Centro do Teatro do Oprimido com o MST, o legado da experiência que articulou de forma orgânica as esferas da cultura e da política na década de 1960, bem como os traumas da interrupção do processo, forçado pelas armas e pelo capital privado empresarial. O saldo do trabalho em andamento do MST, no campo teatral, com seus limites, avanços e desafios serão neste artigo matéria de análise, com ênfase no papel que teve o dramaturgo, teórico e diretor Augusto Boal como protagonista dos dois tempos históricos e como elemento de interligação das duas propostas.||The paper aims to highlight – through the analysis of the relevance and relationship between these two theatrical moments – the legacy of experience that organically articulated the spheres of culture and politics in the 1960s, as well as the trauma of interruption of the process, forced by weapons and by private capital business. The balance of the MST work in progress in the theatrical field, with its limits, advances and challenges will be material of analysis in this article, with emphasis on the role played by playwright, theorist and director Augusto Boal as the protagonist of the two historical times and as an interconnection element of the two proposals.