-
O diário de bordo e suas potencialidades pedagógicas
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to recognize and explain some of the possible pedagogical potentialities brought by the
elaboration of logbooks in creation situations and teaching-learning in the Arts, especially in the performing Arts. For this, a bibliographical review was carried out on the logbook, which pointed to its identification like a kind of creation of a different nature from that the documented artistic process, like a catalyst for the constant subject’s (re)creations - artist and author -, making him reflect from his experiences, like an evaluation tool, allowing guidance and accompaniment of the track, and as a source for research and / or pedagogical practices. These aspects collaborate to the understanding that the creation in an artistic work and / or teaching-learning in Arts are configured as a complex network that intertwines Art and Education.
KEYWORDS
Logbooks; pedagogical potentialities; performing arts||Este artigo tem como objetivo reconhecer e explicitar algumas das possíveis potencialidades pedagógicas trazidas pela elaboração de diários de bordo em situações de criação e de ensino-aprendizagem no âmbito das Artes, em especial das Artes Cênicas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o diário de bordo, que apontou para a identificação deste como uma espécie de criação de natureza diversa a do processo artístico documentado, como um catalisador para as constantes (re)criações do sujeito – artista e autor -, fazendo-o refletir a partir de suas experiências, como um instrumento de avaliação, permitindo orientações e acompanhamento de percursos, e como uma fonte para pesquisas e/ou práticas pedagógicas. Aspectos estes que colaboram para o entendimento de que a criação de uma obra artística e/ou o ensino-aprendizagem em Artes se configuram como uma complexa trama que entrelaça a Arte e a Educação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Carvalho Larcher Pinto, Lucas
Data
18 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/42646 | 10.14393/OUV24-v15n1a2019-7
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 15 n. 1 (2019); 100-111 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion