Descrição
Este trabalho tem como objetivo compreender qual o papel que apresentam os recursos tecnológicos nos trabalhos de conclusão de curso realizados no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de vinte e nove trabalhos, publicados pelas universidades do Rio Grande do Sul participantes de tal mestrado, no período do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2014. Através da análise, conclui-se que dois terços dos trabalhos incorporam as TIC em suas propostas didáticas, especialmente com a implementação do software GeoGebra e da planilha eletrônica. Dos dezenove trabalhos, cinco deles consideram, explicitamente, o uso das TIC como o núcleo de sua proposta inovadora, onde justificam que tais ferramentas promovem a melhora do ensino de matemática, pois tornam as propostas atrativas e motivadoras, promovem um aprendizado construtivista e significativo, possibilitam a interação entre professor-aluno-software, possibilitam a riqueza de processos matemáticos, contribuindo para a apropriação do saber matemático dos alunos.