-
Pedagogy of legwork and collective in port of Porto Alegre||Pedagogia do trabalho braçal e coletivo no porto de Porto Alegre
- Voltar
Metadados
Descrição
This article examines whether some elements of the forms of organization of the workers in the port of Porto Alegre, in the years 60,70 and 80 of the twentieth century, mainly focusing on the customary ways how was the process of teaching and learning of employees in making work, relationships and inter-relationships in everyday life. Action actors in the construction of its history, which is called the Pedagogy of legwork and collective. The main sources used are the narratives produced by the interaction between interviewer and interviewee, by recording the oral history, the fruit of the collective experience of port workers, because even with record individual memories, always represent the community in which it is inserted the narrator. It is perceived by these narratives, collated from other sources, the employees had a peculiar way of passing knowledge to future generations, whose bases are in prioritizing the practical, everyday and customary elements. These constructs are fundamental in the constitution of experience of work and strengthened the configuration of workers' struggles in the port of Porto Alegre, represented by their unions and federations.||Neste artigo analisa-se alguns elementos das formas de organização do trabalho dos trabalhadores do porto de Porto Alegre, nos anos 60,70 e 80 do século XX, focando principalmente as maneiras costumeiras como se dava o processo de ensino-aprendizagem dos trabalhadores, no fazer do trabalho, nas relações e inter-relações, no dia a dia. Ação de sujeitos na construção de sua história, que denomina-se de Pedagogia do trabalho braçal e coletivo. As principais fontes empregadas são as narrativas, produzidas por meio da interação entre entrevistado e entrevistador, pelo registro da História Oral, fruto da experiência da coletividade dos trabalhadores do porto, pois, mesmo sendo registro de lembranças individuais, sempre representam a coletividade na qual está inserido o narrador. Percebe-se, por essas narrativas, cotejadas por outras fontes, que os trabalhadores tinham uma forma peculiar de passar os conhecimentos para as futuras gerações, cujas bases estão na priorização dos elementos práticos, cotidianos e costumeiros. Essas construções são fundamentais na constituição da experiência do trabalho e reforçaram a configuração das lutas dos trabalhadores do porto de Porto Alegre, representados pelos seus Sindicatos e Federações.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Falcão, Jairo Luis Fleck
Data
2 de setembro de 2015
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/48771 | 10.22456/1983-201X.48771
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Anos 90; Vol. 22 No. 42 (2015): USOS PÚBLICOS E POLÍTICOS DA MEMÓRIA: CONSTRUÇÕES, CONFLITOS E REPRESENTAÇÕES.; 407-445 | Anos 90; v. 22 n. 42 (2015): USOS PÚBLICOS E POLÍTICOS DA MEMÓRIA: CONSTRUÇÕES, CONFLITOS E REPRESENTAÇÕES.; 407-445 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Trabalhadores avulsos | Trabalho braçal e coletivo | Ensino-aprendizagem | Mundos do Trabalho | Avulsos workers | Redneck and collective labor | Teaching and learning
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | História Oral e Análise Qualitativa de Conteúdo