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Processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos: uma visão de crítica de processo.: Creation processes in photograpy based on photographic documents and archives: a perspective of process critique
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Metadados
Descrição
This article proposes a reflection on aspects of creation processes in photography based on the photographic documents and archives found in the documentary Contacts (2015). This discussion is developed based on the approach of creation processes and semiotic-based culture developed by Cecília Salles (2008).
The article aims to present discussions about photographers' process archives, focusing primarily on the photographic archive and the research methodology in creation processes when the objective is the creative process itself. One of the main aspects argued in this article is the cumulative aspect of photography and its relationships with various photographers analyzed in the documentary Contacts (2015).
As presented in this analysis, firstly, it is important to understand the material itself as a process archive and to consider Cecília de Almeida Salles' process critique thinking as the methodology for analysis. These analyses were collected from the organization and publication of the Contacts DVD, which was released in three parts and included excerpts of image archives commented on by their authors. It is an opportunity to understand the creative process as a communicational phenomenon, analyzing the content in its own creative development. Secondly, it aims to present some recurrent aspects in the discourses presented in the material, which can raise process-related questions regarding photography.
The hypothesis presented here is the construction of photographic thinking that is systematized as networks of knowledge, in which the photographer assumes the role of a mediator with their environment. The marks left on the contacts indicate decisive aspects for creation. Therefore, the intention is to look at this object, considering creation as a continuous movement where each trace should be analyzed in its context. With the assistance of the process critique methodology and the organization and mapping of the archives, the main focus is on editing as a poetic resource. The aim is to contribute to both process research and discussions on new directions in contemporary photography.||Este artigo propõe como tema uma reflexão sobre aspectos dos processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos presentes no documentário Contacts (2015). Esta discussão foi desenvolvida com base na abordagem dos processos de criação e cultura de base semiótica desenvolvida por Cecília Salles (2008).
O artigo propõe apresentar discussões acerca dos arquivos de processos de fotógrafos, trazendo como principal discussão o arquivo fotográfico e a metodologia de pesquisa em processos de criação diante de uma publicação na qual o objetivo é o processo de criação. Um dos principais aspectos defendidos neste artigo é o aspecto acumulativo da fotografia e suas relações com diversos fotógrafos analisados no documentário Contacts (2015).
Como análise aqui apresentada, em primeiro lugar compreender o próprio material como um arquivo de processo e como o pensamento de crítica processual de Cecília de Almeida Salles como metodologia da análise. Essas análises foram coletados da organização e publicação do DVD Contacts que foi lançado em três DVDS, nos quais foram apresentados trechos de imagens de arquivos comentados por seu autor. É a oportunidade de entender o processo de criação como um fenômeno comunicacional, analisando o conteúdo em seu próprio desenvolvimento criativo. Em segundo lugar apresentar alguns aspectos recorrentes nos discursos apresentados no material no qual pode se levantar questões processuais voltadas à fotografia.
A hipótese aqui apresentada é a construção do pensamento fotográfico que se sistematiza como redes de conhecimentos, em que o fotógrafo ganha o papel de mediador com seu ambiente. As marcas deixadas nos contatos indicam aspectos decisórios para a criação, portanto a intenção é olhar para esse objeto, considerando a criação como um movimento contínuo, onde cada vestígio deve ser analisado em seu contexto. Com o auxílio da metodologia da crítica de processo e com a organização e mapeamento dos arquivos. O principal foco é a edição como recurso poético. Buscar contribuir tanto para as pesquisas de processos como para as discussões sobre novos rumos da fotografia contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mendes, Cassiano
Data
2 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Cassiano Mendes | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Trama Interdisciplinar; v. 15 n. 1 (2024): Processos de criação em diferentes linguagens; 95-106 | 2177-5672
Assuntos
Photographic archives. Editing. Process critique. Contemporary photography | Arquivos fotográficos. Edição. Crítica de processos. Fotografia contemporânea.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion