-
Psychodramatic pedagogy: humanism and innovation in teaching and learning||Pedagogia psicodramática: humanismo e inovação no ensino e na aprendizagem
- Voltar
Metadados
Descrição
The theme of this bibliographical study is the psychodramatic pedagogy proposed by Maria Alicia Romaña, as a humanist and innovative practice. Faced with contemporary educational challenges, the question that guides the development of the analyzes presented, problematizes: to what extent can the psychodramatic method be considered humanist and innovative considering the context of basic education? In line with this issue, the main objective was to analyze the pertinence of applying the psychodramatic method, as a humanist and innovative practice, in the process of schooling in basic education. In this perspective, the results indicate that this methodological proposal is socially and politically responsible for the human needs of students beyond the cognitive aspects. Although it requires a significant effort from the teacher, it is an active methodology that is proportionately productive and produces meaningful and personalized learning. In that sense it can be considered innovative.||O tema deste estudo de caráter bibliográfico é a pedagogia psicodramática proposta por Maria Alicia Romaña, enquanto prática humanista e inovadora. Diante dos desafios educacionais contemporâneos, a questão que baliza o desenvolvimento das análises apresentadas problematiza: em que medida o método psicodramático pode ser considerando humanista e inovador considerando o contexto da educação básica? Em consonância com essa problemática, o objetivo principal foi analisar a pertinência da aplicação do método psicodramático, enquanto prática humanista e inovadora, no processo de escolarização na educação básica. Nessa perspectiva, os resultados apontam que essa proposta metodológica se responsabiliza social e politicamente com as necessidades humanas dos estudantes para além dos aspectos cognitivos. Embora exija um esforço significativo do professor, ela é uma metodologia ativa proporcionalmente producente e produtora de aprendizagens significativas e personalizadas. Nesse sentido, ela pode ser considerada inovadora.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Martins, José Lucas | Lopes, Luís Fernando
Data
26 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23926 | 10.5585/48.2024.23926
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e23926 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Pedagogia psicodramática | humanismo | inovação | educação básica | Psychodramatic pedagogy | humanism | innovation | basic education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion