-
The dimension of educational robotics as educational space||A dimensão da robótica educacional como espaço educativo
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the use of robotics in educational environments, considering the spaces for these practices, with their own characteristics and dynamics, as new educational spaces. The main objective of this article is to lay a theoretical foundation on the practice of educational robotics, as well as to propose its use through educational workshops. Thus, the research question was proposed: "Would it be possible to interpret the practices that are adopted for the development of educational robotics from the perspective of active methodologies?". In this investigation, an educational robotics workshop was held, developing planning, application and evaluation phases. This research used action research with a qualitative approach, using as methodological instruments the interview and the semi-structured questionnaire. The data analysis indicates the positive evaluation on the part of the students regarding the experiences lived in robotics championships and the satisfaction with the methodology developed during the realization of the workshop.||Neste artigo desenvolve-se a discussão sobre o uso da robótica em ambientes educacionais, encarando os espaços destinados a estas práticas, com características e dinâmica próprias, como novos espaços educativos. O objetivo principal deste estudo é lançar fundamentação teórica sobre a prática da robótica educacional, assim como, propor seu uso através de oficinas educacionais. Deste modo, partiu-se da questão de pesquisa: “Seria possível interpretar as práticas que são adotadas para o desenvolvimento da robótica educacional sob a perspectiva das metodologias ativas?” Nesta investigação realizou-se uma oficina de robótica educacional, desenvolvendo as fases de planejamento, aplicação e avaliação. Esta pesquisa teve como método a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista e o questionário semiestruturado. A análise dos dados indica a avaliação positiva por parte dos alunos quanto às experiências vivenciadas em campeonatos de robótica e a satisfação com a metodologia desenvolvida durante a realização da oficina.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Fernanda Cordeiro | Sobral Júnior, Geraldo Alves
Data
3 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16715 | 10.5585/dialogia.n34.16715
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 34 (2020): jan./abr.; 50-65 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Active methodologies | Educational robotics | Pedagogical practice. | Metodologias ativas | Robótica educacional | Prática pedagógica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion