-
THE FORMATIVE, PRESCRIPTIVE AND PLANNED DIMENSIONS IN THE LITERARY MEMORIES JOURNAL OF THE PORTUGUESE LANGUAGE OLYMPICS||LAS DIMENSIONES FORMATIVA, PRESCRIPTIVA Y PLANIFICADA EN EL CUADERNO “MEMORIAS LITERARIAS” DE LAS OLIMPÍADAS DE LA LENGUA PORTUGUESA||AS DIMENSÕES FORMATIVA, PRESCRITIVA E PLANIFICADA NO CADERNO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an analysis of excerpts from the Virtual Journal “Memórias literárias – Se bem me lembro” (Literary Memories – If I recall correctly), a text prepared by the Portuguese Language Olympics “Escrevendo o Futuro” (Writing the Future), 6th edition, under three dimensions of the teaching work; formative, prescriptive and planned. Based on the analysis, we seek to identify what is proposed, and the form these three dimensions that surround a teacher’s work take. This research is part of the theoretical-methodological field of Socio-Discursive Interactionism (ISD), the premises of which contribute to the understanding of the language-teaching work relationship. The results indicate that the proposal of this text permeates the three dimensions of work, and that the teaching of language in a discursive dimension is its primary objective, from the perspective of textual genres. It was also seen that the sequences used by the journal “Memórias literárias – Se bem me lembro” are an important tool for the development of language and teaching work.||El propósito de este artículo es presentar un análisis de extractos del Cuaderno virtual “Memorias literarias - Si mal no recuerdo”, material elaborado por la Olimpíada de la Lengua Portuguesa “Escribiendo el Futuro”, 6ª edición, bajo tres dimensiones del trabajo docente: formativa, prescriptiva y planificada. A través del análisis, buscaremos identificar qué se propone y cómo se configuran estas tres dimensiones que rodean el trabajo del docente. Esta investigación se enmarca en el campo teórico-metodológico del Interaccionismo Socio-Discursivo (ISD), cuyos supuestos contribuyen a la comprensión de la relación entre lengua y trabajo docente. Los resultados indican que la propuesta del material permea las tres dimensiones del trabajo y tiene como objetivo primordial la enseñanza del lenguaje en una dimensión discursiva, desde la perspectiva de los géneros textuales. También se observó que las secuencias utilizadas por el cuaderno “Memorias literarias – Si mal no recuerdo” se presentaban como una herramienta importante para el desarrollo del lenguaje y del trabajo docente.||O presente artigo tem como propósito apresentar uma análise de excertos do Caderno Virtual “Memórias literárias – Se bem me lembro”, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 6ª edição, sob três dimensões do trabalho docente: a formativa, a prescritiva e a planificada. Por meio da análise, buscaremos identificar o que é proposto e como se configuram essas três dimensões que circundam o trabalho do professor. A presente pesquisa inscreve-se no campo teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pressupostos contribuem para a compreensão da relação entre a linguagem e o trabalho docente. Os resultados apontam que a proposta do material perpassa pelas três dimensões do trabalho e tem como objetivo primeiro o ensino de língua numa dimensão discursiva, na perspectiva dos gêneros textuais. Foi observado ainda que as sequências utilizadas pelo caderno ‘Memórias Literárias Se bem me lembro...’ apresentaram-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da linguagem e do trabalho docente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Garcia-Reis, Andreia Rezende | Costa, Míriam Fernanda
Data
13 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18376 | 10.14210/contrapontos.v22n2.p66-88
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 22 No. 2 (2022): Demanda Contínua; 66-88 | Revista Contrapontos; v. 22 n. 2 (2022): Demanda Contínua; 66-88 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Formação de professores | Trabalho docente | Olimpíada de língua portuguesa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion