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The irony of social realism: Sots-Art as an early stage of Russian Postmodernism||La ironía del realismo socialista: la Sots Art como una etapa temprana del posmodernismo ruso||A ironia do realismo socialista: a Sots Art como um primeiro estágio do pós-modernismo russo
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Metadados
Descrição
Socialist art, which is shortly known as Sots-art is an art movement derived from the reality of Social realism by the late 1950's. The term was first used in 1972 by the artists Vitaly Komar and Alexandr Melamid to define the brand-new Russian pop-art as an alternative to American pop art. Sots-art is an ironic expression of oppresive social realism, therefore, allegorically approaches to Soviet totalitarism using typical Soviet discourses. Sots-art is quite closely related to Moscow (Russian) Conceptualism, namely share similar grounds, and therefore usually associated to it. One can say with certainty that both share the same views on art such as destroying the classic sense of art and creating a new art form. Sots-Art is also closely related to postmodernism, not only in terms of sense, but also technically. The movement makes use of postmodernism’s beloved techniques like deconstruction, intertextuality, and other rhetorical devices to release his voice. In this respect it is regarded as an essential component of Russian conceptualism and postmodernism. Having known that Soviet discourses played a crucial role in Soviet society’s memory, Sots-artists took advantage of its plain but picturesque language and inverted it to an Anti-Soviet art using the slogans and expressions that are inherent in them. Sots-art, as an art movement tends to reconsider and reevaluate the Soviet past by defamiliarizing, estranging socialist clichés. The reflections of this estrangement can be seen both in art and literature; especially in the works of Ilya Kabakov, Erik Bulatov, Dmitrri Prigov, Lev Rubinstein and Vladimir Sorokin. The history of Sots-art movement, its’ features and correlation with Russian postmodernism are examined and discussed in this paper.||El arte socialista, que pronto se conocerá como Sots-art, es un movimiento artístico derivado de la realidad del realismo social de finales de los años cincuenta. El término fue utilizado por primera vez en 1972 por los artistas Vitaly Komar y Alexandr Melamid para definir el nuevo pop-art ruso como una alternativa al pop art americano. Sots-art es una expresión irónica del realismo social opresivo, por lo que se acerca alegóricamente al totalitarismo soviético utilizando discursos típicos soviéticos. El Sots-art está estrechamente relacionado con el conceptualismo moscovita (ruso), es decir, comparte fundamentos similares y, por lo tanto, suele estar asociado a él. Se puede decir con certeza que ambos comparten los mismos puntos de vista sobre el arte, como destruir el sentido clásico del arte y crear una nueva forma de arte. Sots-art también está estrechamente relacionado con el posmodernismo, no sólo en términos de sentido, sino también técnicamente. El movimiento hace uso de las queridas técnicas del posmodernismo como la deconstrucción, la intertextualidad y otros recursos retóricos para liberar su voz. En este sentido, se considera un componente esencial del conceptualismo y el posmodernismo rusos. Sabiendo que los discursos soviéticos desempeñaban un papel crucial en la memoria de la sociedad soviética, los artistas sots aprovecharon su lenguaje sencillo pero pintoresco y lo invirtieron en un arte antisoviético utilizando los lemas y expresiones que les son inherentes. El Sots-art, como movimiento artístico, tiende a reconsiderar y reevaluar el pasado soviético desfamiliarizando y distanciando los clichés socialistas. Los reflejos de este distanciamiento se pueden ver tanto en el arte como en la literatura; especialmente en las obras de Ilya Kabakov, Erik Bulatov, Dmitrri Prigov, Lev Rubinstein y Vladimir Sorokin. En este artículo se examina y discute la historia del movimiento Sots-art, sus características y su correlación con el posmodernismo ruso.||A arte socialista, conhecida pela expressão sintética Sots Art, é um movimento artístico derivado do realismo socialista do final da década de 1950. O termo foi usado pela primeira vez em 1972 pelos artistas Vitaly Komar e Alexander Melamid para definir a novíssima Arte Pop russa como alternativa ao Pop estadunidense. A Sots Art é uma expressão irônica ao opressivo realismo socialista e, portanto, aborda alegoricamente o totalitarismo soviético usando típicos discursos soviéticos. A Sots relaciona-se profundamente com o Conceitualismo de Moscou, ou seja, compartilha questões similares e, por isso, é frequentemente associada a ele. Podemos dizer, certamente, que ambos compartilham as mesmas visões sobre a arte como a busca por destruir o seu sentido clássico e a criação de uma nova forma de expressão artística. A Sots Art está, também, intimamente relacionada ao pós-modernismo, não apenas em termos de sentido, mas também tecnicamente. O movimento recorre a técnicas valorizadas pelo pós-modernismo como desconstrução, intertextualidade, e outros dispositivos retóricos, para divulgar suas ideias e afirmar-se. Nesse sentido, a Sots é considerada um componente essencial do conceitualismo e do pós-modernismo russos. Considerando que os discursos soviéticos desempenharam um papel crucial na memória da sociedade soviética, os artistas Sots apropriaram-se de sua linguagem simples, embora pitoresca, e converteram-na em uma arte antissoviética, usando os slogans e as expressões inerentes a tais discursos. Enquanto movimento artístico, a Sots Art tende a reconsiderar e a reavaliar o passado soviético por meio da (des)familiarização e do estranhamento dos clichês socialistas. Os reflexos desse estranhamento podem ser vistos tanto na arte quanto na literatura, especialmente nos trabalhos de Ilya Kabakov, Erik Bulatov, Dmitri Prigov, Lev Rubinstein e Vladimir Sorokin. A história do movimento Sots Art, seus mecanismos e correlação com o pós-modernismo russo são examinados e discutidos neste artigo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alpay, Orçun | da Silva Lopes, Almerinda | Silva Chagas, Tamara
Data
15 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Visualidades | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Visualidades; Vol. 21 (2023): Dossier Contemporary Childhoods, Art and Cultural Pedagogies | Visualidades; Vol. 21 (2023): Dossier Infancias Contemporáneas, Arte y Pedagogías Culturales | Visualidades; v. 21 (2023): Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais | 2317-6784
Assuntos
sots art | realismo socialista | arte soviética | literatura russa | pós-modernismo | sots art | realismo social | arte soviético | literatura rusa | posmodernismo | sots art | social realism | soviet art | russian literature | postmodernism
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion