-
The objectification of the woman in the cinematographic adaptations of Iracema||LA OBJETIVACIÓN DE LA MUJER EN LAS ADAPTACIONES CINEMATOGRÁFICAS DE IRACEMA||A objetificação da mulher nas adaptações cinematográficas de Iracema
- Voltar
Metadados
Descrição
This study approaches the objectification of women in the cinema from the films Iracema, uma transa amazônica (1974)and Iracema, a virgem dos lábios de mel(1979). Bibliographic research was carried out about sociopolitical context of Brazil in the 1970s and film analysis based on feminist theory of cinema, with the main guidelines by Laura Mulvey, Molly Haskel, Claire Johnston and Mary Ann Doane. The results pointed out that, even when dealing with films with different proposals, since one has a political intent of social denunciation and the other reflects canonical film adaptation, both show signs of the objectification process of women in the construction of the protagonist. This highlights the pre-existence of misogynistic processes in the production of contemporary cinema. We conclude that the feminist theory of cinema follows as a relevant critical reference to analysis and film re-readings. ||Este estudio aborda la objetivación de las mujeres en el cine de las películas Iracema, uma transa amazônica (1974)e Iracema, a virgem dos lábios de mel (1979). La investigación bibliográfica se llevó a cabo sobre el contexto socio-político del cine en Brasil en la década de 1970 y el análisis cinematográfico basado en la teoría feminista del cine, con las principales guias Laura Mulvey, Molly Haskel, Claire Johnston y Mary Ann Doane. Los resultados señalaron que, incluso cuando se trata de películas con diferentes propuestas, ya que una tiene una intención política de denuncia social y la otra refleja una adaptación cinematográfica canónica, ambas muestran signos del proceso de objetivación de las mujeres en la construcción de la protagonista. Esto destaca la preexistencia de procesos misóginos en la producción del cine contemporáneo. Concluimos que la teoría feminista del cine sigue como un referente crítico relevante para el análisis y la relectura fílmica. ||Este estudo aborda a objetificação da mulher no cinema a partir dos filmes em Iracema, uma transa amazônica (1974) e Iracema, a virgem dos lábios de mel (1979). Valeu-se de pesquisa bibliográfica acerca da teoria do cinema e do contexto sociopolítico do Brasil nos anos de 1970 e trabalhou com análise fílmica a partir da teoria feminista do cinema. Os resultados apontaram que, mesmo tratando-se de dois filmes com propostas distintas, visto que um tem intenção política de denúncia social e o outro reflete uma adaptação fílmica do tipo canônico, ambos apresentam sinais do processo de objetificação da mulher na construção da protagonista, evidenciado por teóricas feministas nos anos de 1970 nos filmes clássicos hollywoodianos. Isto evidencia a preexistência de processos misóginos na produção do cinema contemporâneo. Concluímos que a teoria feminista do cinema segue como um referencial crítico relevante a análises e releituras fílmicas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Soares, Aline Rebouças Azevedo | Vieira, Marcelo Dídimo Souza | Lima, Aluísio Ferreira de | Antunes, Deborah Christina
Data
16 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2019.e65743 | 10.5007/2178-4582.2019.e65743
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Aline Rebouças Azevedo Soares, Marcelo Dídimo Souza Vieira, Aluísio Ferreira de Lima, Deborah Christina Antunes
Fonte
Revista de Ciências Humanas; v. 53 (2019); 1-19 | 2178-4582 | 0101-9589
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa biliográfica com análise fílmica