-
The Programming Historian in Portuguese: Promoting Digital Literacy in the Classroom||O Programming Historian em Português na promoção do letramento digital na sala de aula
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the creation of the Portuguese version of Programming Historian (PtH), an open repository of digital humanities methodologies that offers training sessions on digital tools. It details the process of translation, adaptation, and student engagement through international collaboration, and explores the practical application of lessons in courses taught at (Anonimizado) (Lisbon, Portugal) and (Anonimizado) (Rio de Janeiro, Brazil). The article analyzes students’ digital literacy and the impacts of using PtH, highlighting the essential interconnection between research, teaching, and technology, especially in a context of digital transformations. Its goal is to promote interdisciplinary debate and a more hands-on approach to learning while reflecting on the importance of Digital Humanities in higher education.||Este artigo apresenta a implementação do Programming Historian em Português (PtH), um repositório aberto de métodos em Humanidades Digitais que oferece lições de capacitação em ferramentas digitais. Detalha o processo de tradução, adaptação e envolvimento de alunos e alunas em colaboração internacional e explora a aplicação prática das lições em disciplinas lecionadas na (Anonimizado) (Lisboa, Portugal) e na (Anonimizado) (Rio de Janeiro, Brasil). Analisam-se o letramento digital dos estudantes e os reflexos da utilização do PtH, evidenciando a interconexão essencial entre pesquisa, ensino e tecnologia, especialmente em um contexto de transformações digitais. O artigo faz uma reflexão acerca da relevância das Humanidades Digitais no ensino superior, promovendo um diálogo interdisciplinar e uma abordagem prática de aprendizado.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques da Silva, Juliana | Vieira Paulino, Joana | Alves, Daniel | Medeiros, Jimmy | Higuchi, Suemi
Data
22 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1146 | 10.20949/rhhj.v13i27.1146
Idioma
Relação
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1146/563 | 10.20949/rhhj.v8i15.527.s201
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Juliana Marques, Joana Paulino, Daniel Alves, Jimmy Medeiros, Suemi Higuchi | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista História Hoje; Vol. 13 No. 27 (2024): January-June | Revista História Hoje; Vol. 13 Núm. 27 (2024): Enero-Junio | Revista História Hoje; v. 13 n. 27 (2024): Janeiro-Junho | 1806-3993 | 10.20949/rhhj.v13i27
Assuntos
Programming Historian em Português | Letramento digital | Ensino | Programming Historian in Portuguese | Digital Literacy | Teaching
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado