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The storytelling of the 2016 Portuguese presidential campaign. Rebelo de Sousa vs. Sampaio da Nóvoa||El storytelling de la campaña presidencial portuguesa de 2016. Rebelo de Sousa vs. Sampaio da Nóvoa||O storytelling na campanha presidencial portuguesa de 2016. Rebelo de Sousa vs. Sampaio da Nóvoa
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Metadados
Descrição
The objective of this study is to analyse the storytelling of the political campaigns of the main candidates in the 2016 Portuguese presidential campaign: Marcelo Rebelo de Sousa and António Sampaio da Nóvoa. The Methodology followed has been a content analysis of Characters and Plot in their announcement speeches, and news about their campaigns in newspapers Expresso and Público. The Results show that, in the analysis of newspapers, there is a relationship between the use of the villain and the election polls; the final state of equilibrium was the most used plot point by both candidates, as well as that Rebelo de Sousa’s narrative was based on the hero, while in Sampaio da Nóvoa’s the villain is a significant category.||El objetivo de este estudio ha sido analizar el storytelling de la campaña política de los dos principales candidatos a la presidencia de Portugal en las elecciones de 2016: Marcelo Rebelo de Sousa y António Sampaio da Nóvoa. La metodología empleada ha sido el análisis de contenido de los Personajes y la Trama en sus discursos de presentación de candidatura y en las noticias sobre sus campañas en los periódicos Expresso y Público. Los resultados muestran, en el análisis de prensa escrita, una relación entre el uso del personaje del villano y las encuestas de intención de voto, una mayor referencia en ambos candidatos a la situación de equilibrio final, así como que Rebelo de Sousa basó su narrativa en el héroe, mientras que en Sampaio da Nóvoa es significativa el recurso al villano.||O objetivo deste estudo foi o de analisar a narrativa da campanha política dos dois principais candidatos à presidência da república portuguesa nas eleições de 2016: Marcelo Rebelo de Sousa e Antonio Sampaio da Nóvoa. A metodologia foi a da análise do conteúdo dos Personagens e da Trama em seus respectivos discursos de apresentação de candidatura e nas notícias sobre suas campanhas no jornal diário o Público e no semário Expresso, entre 24 de novembro de 2015 e 23 de janeiro de 2016. Os resultados mostram que Rebelo de Sousa se caracterizou por uma maior porcentagem de alusões à figura do Herói e ao dia da votação, enquanto no Sampaio da Nóvoa se destaca uma maior porcentagem nas referências ao Vilão.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
López Díez, Jaime | Verissimo, Jorge
Data
27 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/28267 | 10.1590/s0102-6992-202035030011
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Sociedade e Estado | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en
Fonte
Sociedade e Estado; Vol. 35 No. 03 (2020): Dossiê: Multiplicidade de interpretações do capitalismo contemporâneo; 909-933 | Sociedade e Estado; Vol. 35 Núm. 03 (2020): Dossiê: Multiplicidade de interpretações do capitalismo contemporâneo; 909-933 | Sociedade e Estado; v. 35 n. 03 (2020): Dossiê: Multiplicidade de interpretações do capitalismo contemporâneo; 909-933 | 1980-5462 | 0102-6992
Assuntos
Storytelling, narrativa, campanha política, Portugal, personagens, enredo | Storytelling, narrativa, campaña política, Portugal, personajes, trama | Storytelling, narrative, political campaign, Portugal, characters, plot
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion