-
THÉRÈSE, GUERREIRA DA SAGRADA FACE
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre o sagrado e a arte na pesquisa encampada pela artista-pesquisadora Karla Lidiane Costa Martins Silva, acerca do mito Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, em andamento, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Da busca pela experiência com o divino para além dos muros do convento a que frequentava, a autora encontra no teatro um solo fértil para uma alquimia entre as forças do sagrado e a arte, recriando-as e articulando-as. Lança mão da Mitodologia em Arte, “que consiste num complexo de procedimentos de cunhos ritualísticos e míticos, que estimulam a eclosão de pulsões pessoais dos artistas, aperfeiçoando o pluralismo das imagens colhidas nas experiências ditas artetnográficas” (LYRA, 2014), um conceito / prática desenvolvido pela Prof.ª PhD Luciana Lyra (UERJ), que em si trafega pela Antropologia da Experiência (Antropologia da Performance), do antropólogo Victor Turner, e à Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa Martins Silva, Karla Lidiane
Data
11 de outubro de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/42097 | 10.5216/ac.v2i2.42097
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
Fonte
Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 128-139 | Arte de la Escena; Vol. 2 Núm. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 128-139 | Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 128-139 | 2358-6060
Assuntos
Sagrado | Arte | Ritual | Mito | Mitodologia em Arte | Performance
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion