-
Vozes de Maryse Condé||Maryse Condé’s Voices
- Voltar
Metadados
Descrição
A obra de Maryse Condé faz ressoar uma multitude de vozes: as narradoras ficcionais dos romances caminham ao lado de autorrepresentações da escritora em seus textos mais marcadamente autobiográficos. Ainda podemos ouvir diferentes entonações da voz de Condé em textos de crítica, ensaios, entrevistas ao longo de uma trajetória de mais de cinquenta anos de presença no meio editorial. Neste artigo, propomos revisitar textos de crítica publicados por Maryse Condé em periódicos (Présence Africaine, 1975-1976; Yale French Studies, 1993), retomados na tese le Stéréotype du noir dans la littérature antillaise Guadeloupe-Martinique, e os entrelaçamentos possíveis com seus romances, especialmente Traversée de la mangrove (1989). No diálogo entre diferentes pontos de vista a partir de gêneros também diversos, buscamos refletir sobre a autorrepresentação de Maryse Condé na produção crítica, marcada pela valorização do novo (PERRONE-MOISÉS, 1994) e pela criação de um espírito de oposição, e sobre as ressonâncias de tais posturas em sua produção ficcional.||Maryse Condé's work makes a multitude of voices resonate: the fictional narrators of the novels walk alongside the writer's self-representations in her more markedly autobiographical texts. We can still hear different intonations of Condé's voice in critical texts, essays, interviews throughout his more than fifty-year history of presence in the publishing world. In this article, we propose to revisit critical texts published by Maryse Condé in periodicals (Présence Africaine, 1975-1976; Yale French Studies, 1993), taken up in the thesis le Stéréotype du noir dans la littérature antillaise Guadeloupe-Martinique, and the possible intertwinings with her novels, especially Traversée de la mangrove (1989). In the dialogue between different points of view from different genres, we seek to reflect on Maryse Condé's self-representation in critical production, marked by the valorization of the new (PERRONE-MOISÉS, 1994) and the creation of a spirit of opposition, and on the resonances of such stances in his fictional production.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Viviane Araújo Alves da Costa | Lara, Jéssica Andrade de
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/226079 | 10.11606/issn.1984-1124.i38p%p
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Revista Criação & Crítica; No 38 (2024): Escritoras Críticas; 280-305 | Revista Criação & Crítica; n. 38 (2024): Escritoras Críticas; 280-305 | Revista Criação & Crítica; No. 38 (2024): Escritoras Críticas; 280-305 | Revista Criação & Crítica; Núm. 38 (2024): Escritoras Críticas; 280-305 | 1984-1124
Assuntos
Maryse Condé | crítica literária | Traversée de la mangrove | Maryse Condé | Literary criticism | Traversée de la mangrove
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares