Descrição
O presente texto aborda a relação existente entre educação e Museologia, evidenciando
aspectos referentes ao caráter educativo dos museus e patrimônios que ganharam espaço na
realidade museológica nos últimos tempos. Este crescente interesse pode ser percebido no
incremento de ações educativas nas instituições museológicas, na implantação de áreas
educativas em museus, no aumento do número de profissionais educadores de museus
qualificados, e ainda na ampliação da produção acadêmica voltada ao diálogo entre a Museologia
e a educação. Reflete ainda sobre as mudanças conceituais ligadas ao termo educação que
levaram à organização de campos educacionais conhecidos como educação formal, educação
não-formal e educação informal; além de apresentar a perspectiva do museu como espaço de
educação não-formal, que privilegia o processo de desenvolvimento ao longo da vida. Discute a
função educativa dos museus que desde o século XVIII é usada para validar a utilidade social das
instituições museológicas, e que na prática assume diferentes vieses. Defende o potencial
educativo presente nas diferentes funções museológicas [preservação, comunicação, pesquisa] e
a importância de se perceber o museu como um todo, como um espaço - genuinamente -
educativo. Por fim, fala da contribuição da ação educativa como instrumento que qualifica a relação
do indivíduo com o patrimônio cultural preservado, e apresenta diferentes perspectivas que
auxiliam no processo de desenvolvimento do ser humano: consciência histórica e noção de
temporalidade, diálogo, criticidade, noção de pertencimento, identidade e diversidade cultural.