Descrição
Modernity has produced a parasitefield in which men’s soul and dreams are transformed into material for a failed project. In opposition to such a system, the social and aesthetic movements of the 60’s and 70’s exposed the conflicts and crises that threaten the project of human emancipation of theenlightenment. In this complex picture, cinema was much more than an artistic or industrial activity: it was the main language for the experience of conflicts, generating debates for possible solutions. In “Deus e o diabo na terra do sol”, directed by the Brazilianfilm-maker Glauber Rocha in 1964, we see the use of primitivism, showing the reality beneath Brazil’s alleged civilization: its misery,despotism and profound inconsistencies and injustices.Key words: civilization, enlightenment, barbarism, Deus e o diabo na terra do sol, Glauber Rocha.||A modernidade caracteriza-se por produzir um novo campo parasitário em que a alma e os sonhos humanos são transformados emmatéria-prima de um projeto fracassado. Em contraposição a tal sistema, os ativismos socioestéticos dos anos 60 e 70 transbordaramem conflitos e expuseram as crises que colocavam e colocam em risco o projeto iluminista de emancipação da humanidade. Neste quadro complexo, o cinema da época, mais do que manifestação artística ou industrial, foi linguagem preponderante para a vivênciade conflitos, gerando debate para os possíveis caminhos a serem adotados. Em “Deus e o diabo na terra do sol”, filme dirigido pelo baiano Glauber Rocha em 1964, vemos o uso do primitivismo, que teve o explosivo papel de trazer à tona o tabu das propriedades objetivas do Brasil, invisíveis ao projeto civilizatório: a miséria, o despotismo e suas profundas incoerências internas.Palavras-chave: civilização, iluminismo, barbárie, Deus e o diabo na terra do sol, Glauber Rocha.