Descrição
Este artigo se propõe a pensar as rupturas de sentido na teledramaturgia brasileira contemporânea. O aporte teórico-metodológicobasilar é a semiótica da cultura. A reflexão está ancorada no conceito de explosão de Lotman (1999), para refletir como os aspectosestéticos e narrativos observados na teleficção podem provocar tensionamentos que conduzem a novos sentidos e nos fazem perceberdeterminados sistemas culturais que compõem a semiosfera pensada por Lotman (1999). Acreditamos que, de maneira recorrente,vêm sendo exibidas produções, sobretudo na emissora aberta hegemônica na área, que é a TV Globo, que oferecem algo imprevisívelao telespectador em relação à estética televisual e também aos percursos narrativos e, assim, propõem novos modos de contar históriasde ficção seriada na televisão.Palavras-chave: teledramaturgia brasileira, rupturas de sentido, semiótica da cultura.||The goal of this paper is to reflect upon the ruptures of meaning in Brazilian contemporary series. The theoretical-methodological framework is based on semiotics of culture. The reflection will be based on Lotman’s explosion concept (1999) in order to reflect upon how the aesthetic and narrative aspects observed in telefiction may provoke tension that leads to new meanings and makes us realize certain cultural systems which compose the semiosphere thought by Lotman (1999). We believe that, recurrently, productions have been shown, especially by the main open channel, TV Globo, which offer something unpredictable to the viewer in relation to visual aesthetics and also to narrative pathways and, thus, propose new ways of telling fiction stories on television.Keywords: fiction stories in television, ruptures of meaning, semiotics of culture.