Descrição
O artigo aborda contribuições do pensamento da Escola de Chicago acerca de questões como a natureza dos públicos, a formação da opinião pública e o papel da imprensa em tal processo. Para tanto, reconstrói e explora os diálogos ocorridos durante a década de 1920 entre dois importantes autores de tal escola – John Dewey e Robert Ezra Park – com o jornalista Walter Lippmann – diálogos desenvolvidos a partir de comentários e críticas sobre duas obras centrais de Lippmann, Public Opinion e The Phantom Public. Na tentativa de explorar elementos centrais dos pensamentos desses autores a partir de uma perspectiva comunicacional, a reflexão proposta pelo artigo é centrada em dois eixos: as definições e entendimentos sobre a natureza dos públicos e da opinião pública e a importância da comunicação e da imprensa na formação da opinião pública.Palavras-chave: opinião pública, comunicação, Escola de Chicago.||The article discusses contributions of the thinking of the so-called Chicago School on issues such as nature of the public, the formation of public opinion and the role of the press in such process. To this end, it rebuilds and explores the dialogue that took place during the 1920s between two of the main authors of this school – John Dewey and Robert E. Park – with the journalist Walter Lippmann – dialogues developed from the authors’ comments and criticisms about two of Lippmann’s books: ‘Public Opinion’ and ‘The Phantom Public’. In an attempt to explore central elements of the thoughts of these authors, the article’s reflections focus on two aspects: the definitions and understandings of the nature of the public and of public opinion, the importance of communication and the media in shaping public opinion.Keywords: public opinion, communication, Chicago School.