-
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação||National Pact for the Strengthening of Seconday Education and the integration of Information and Communication Technologies
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNFEM. Com o objetivo de contribuir para a inovação das práticas escolares, foram realizados encontros de formação tecnológica com os professores. A concepção da pesquisa foi a investigação-ação. Como resultado apontam-se a inovação das práticas escolares, a partir da integração das TIC, e o processo de autoria dos professores envolvidos, por meio da produção de aulas para o Portal do Professor (MEC). A formação continuada no ambiente escolar como pilar do PNFEM foi determinante para alcançar estes resultados. Destaca-se como parte das conclusões que a construção das propostas mediadas pelas TIC fez emergir outros modos de produção para além da sala de aula e que alguns fatores limitam a integração das TIC, como a falta de uma estrutura de qualidade para o acesso à rede, principalmente na sala de aula, e a ausência de diretriz técnica e pedagógica para empreender propostas pedagógicas que sustentem a aplicação das mesmas.Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, integração das tecnologias, inovação, autoria docente.||This study investigated the integration of Information and Communication Technologies – ICT in the high school curriculum in the context of the formation process of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education. In order to contribute to the innovation of school practices, meetings for technological training were held with teachers. The research conception was action-research. Among the results were the innovation of school practices, on the basis of the integration of ICT, and the authoring process of the teachers involved, through the production of classes for the Teachers’ Portal of the Ministry of Education. The continuing education in the school environment as a pillar of the Pact was decisive to reach the results. The conclusions that can be highlighted are the facts that the construction of proposals mediated by ICT led to the emergence of other ways of production beyond the classroom and that there are some factors limiting the integration of ICT, such as the lack of a quality structure for access to the web, mainly in the classroom, and the absence of technical and pedagogical guidelines to undertake pedagogical proposals supporting the application of ICT.Keywords: Information and Communication Technologies, integration of technologies, innovation, authoring by teachers.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Quaresma, Cíndia Rosa Toniazzo | Abegg, Ilse
Data
22 de março de 2016
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2016.182.02 | 10.4013/fem.2016.182.02
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 18 n. 2 (2016): Maio/Agosto; 124-133 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion