Descrição
O propósito deste artigo é compreender a letra ilustrada na comunicação publicitária. Verificou-se que a letra ilustrada tem como característica principal, em sua estrutura, elementos visuais que estabelecem algum tipo de tensão com os elementos verbais. Com base em Santaella (2001) e Santaella e Nöth (1998), foi possível organizá-la em arranjos e grupos de acordo com a percepção visual, compreensão do contexto e relação da letra ilustrada com a composição publicitária. A definição de tais arranjos contribui para o melhor entendimento da letra ilustrada, possibilitando a classificação dos tipos de tensões e o agrupamento de acordo com as características predominantes. A pesquisa qualitativa foi feita pela análise dos anúncios selecionados, tomando a categorização sígnica de Peirce como método semiótico.Palavras-chave: arte publicitária, tipografia, semiótica visual.||The purpose of this article is to understand the illustrated letter in advertising communication. It was found that the illustrated letter has as its main characteristic visual elements in its structure that form some sort of tension with verbal elements. Based on Santaella (2001) and Santaella and Nöth (1998) it was possible to organize them into groups and arrangements according to visual perception, understanding of the context and relationship of the illustrated letter with the advertising composition. The definition of such arrangements contributes to a better understanding of the illustrated letter, enabling the classification of the types of tensions and their grouping according to their predominant characteristics. The qualitative research was conducted through the analysis of the selected ads, taking Peirce’s signic categorization as semiotic method.Keywords: advertising art, typography, visual semiotics.